INCENTIVOS MUNICIPAIS IMPULSIONAM AGRICULTURA DO MUNICÍPIO
O setor agropecuário é uma das principais atividades de Ipumirim. Para tanto, a Administração Municipal repassa incentivos para fortalecer e desenvolver a categoria e, consequentemente, o município.
Através da Lei Ordinária nº 1.891 de 21 de Dezembro de 2021, os produtores que investem em construções de novas instalações recebem recursos financeiros para aplicar na propriedade. Os valores são repassados a partir de levantamento técnico, conforme a área construída e/ou terraplanagens realizadas com máquinas de empresas particulares. Cascalhamento, acesso e pátios são realizados através de subsídios do governo municipal.
Na comunidade de Passo Grande, a Granja Flores e Rossetto, das famílias de Marcio e Fabiana Rossetto e Edvan e Daniela Flores, estão investindo em suinocultura, na modalidade de crechário. Serão dois pavimentos integrados, com alojamento escalonado e capacidade total de alojar cinco mil leitões. A obra está em fase final de construção e o primeiro alojamento está programado para início de agosto.
A granja recebeu incentivos e subsídios do governo municipal conforme área de construção; terraplanagens e construção de duas esterqueiras, composteira, escritório e banheiro de apoio à unidade de produção e cisterna. No total, foi repassado R$ 20.784,00 em recursos financeiros. Já a tubulação e o cascalhamento foram realizados pela Administração de forma gratuita.
A sócia da granja, Daniela Kopsel Flores, destaca a agilidade da prefeitura em realizar as obras solicitadas na propriedade e os incentivos criados para fortalecer a agricultura do município. “Esses incentivos são um auxílio importante, pois o custo da obra é elevado, e, ao final, o repasse dos recursos por meio da Administração ameniza parte dos nossos investimentos”, avalia.
Conforme o prefeito municipal, Hilário Reffatti, a Lei de Incentivos foi criada para dar condições aos produtores crescerem na atividade agropecuária. “A iniciativa é boa para o produtor e para o município também, pois haverá o retorno assim que a instalação estiver em pleno funcionamento”, ressalta. Reffatti destaca ainda que os leitões a serem alojados na Granja Flores e Rossetto são oriundos da Granja Marin, propriedade que também recebeu inventivos por parte do governo municipal.