Ouvidoria – Fala.BR

Serviço recomendado para:   👨‍👩‍👦 Cidadão   O Fala.BR é a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação. Por meio dela

Ler mais

Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família.

: O serviço tem por finalidade a prevenção de agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuários. Visa a garantia de direitos, o desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social, a equiparação de oportunidades e a participação e o desenvolvimento da autonomia das pessoas a partir de suas necessidades e potencialidades individuais e sociais, prevenindo situações de risco, a exclusão e o isolamento. O serviço deve contribuir com a promoção do acesso de pessoas com deficiência e pessoas idosas aos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e a toda a rede socioassistencial, aos serviços de outras políticas públicas, entre elas educação, trabalho, saúde, transporte especial e programas de desenvolvimento de acessibilidade, serviços setoriais e de defesa de direitos e programas especializados de habilitação e reabilitação. Desenvolve ações extensivas aos familiares, de apoio, informação, orientação e encaminhamento, com foco na qualidade de vida, exercício da cidadania e inclusão na vida social, sempre ressaltando o caráter preventivo do serviço.

Ler mais

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Serviço realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território. Organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária. Possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social. Deve prever o desenvolvimento de ações intergeracionais e a heterogeneidade na composição dos grupos por sexo, presença de pessoas com deficiência, etnia, raça, entre outros. Possui articulação com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), de modo a promover o atendimento das famílias dos usuários destes serviços, garantindo a matricialidade sociofamiliar da política de assistência social.

Ler mais

UNIDADE MUNICIPAL DE CADASTRAMENTO UMC – INCRA

Os serviços disponibilizados pelo setor:

 

  • Registro e alterações cadastrais de imóveis rurais de até 3 módulos (60 hectares).
  • Organização de documentação de propriedades rurais acima de 96 hectares para remessa à Superintendência Estadual do INCRA em Florianópolis-SC.
  • Emissão de Segundas Vias de CCIR (Certificado de  Cadastro de Imóvel Rural) de todos os portes.
  • Disponibilização de Formulários diversos e auxílio os interessados no preenchimento dos mesmos para remessa via online à Superintendência Estadual do INCRA em Florianópolis-SC.
  • Consultas ao sistema do Serviço Nacional de Cadastro Rural (Pessoas Físicas e Jurídicas) para orientação e procedimentos que se fazem necessários para atualizá-los.
  • Encaminhamento de Certidão para comprovação junto ao INSS.
Ler mais

Serviço realizado em grupos, organizado a partir de percurso

Serviço realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território. Organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária. Possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social. Deve prever o desenvolvimento de ações intergeracionais e a heterogeneidade na composição dos grupos por sexo, presença de pessoas com deficiência, etnia, raça, entre outros. Possui articulação com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), de modo a promover o atendimento das famílias dos usuários destes serviços, garantindo a matricialidade sociofamiliar da política de assistência social

Ler mais

CADÚNICO/Programa Bolsa Família.

É um programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza. O programa busca garantir à essas famílias o direito a alimentação e o acesso a educação e saúde.

Ler mais

ATENDIMENTO AO PÚBLICO

Atendimento ao público é prestado por assistente social nas segundas-feiras no período vespertino de acordo com demanda espontânea.   

Ler mais

UNIDADE MUNICIPAL DE CADASTRAMENTO UMC – INCRA

Os serviços disponibilizados pelo setor:

 

  • Registro e alterações cadastrais de imóveis rurais de até 3 módulos (60 hectares).
  • Organização de documentação de propriedades rurais acima de 96 hectares para remessa à Superintendência Estadual do INCRA em Florianópolis-SC.
  • Emissão de Segundas Vias de CCIR (Certificado de  Cadastro de Imóvel Rural) de todos os portes.
  • Disponibilização de Formulários diversos e auxílio os interessados no preenchimento dos mesmos para remessa via online à Superintendência Estadual do INCRA em Florianópolis-SC.
  • Consultas ao sistema do Serviço Nacional de Cadastro Rural (Pessoas Físicas e Jurídicas) para orientação e procedimentos que se fazem necessários para atualizá-los.
  • Encaminhamento de Certidão para comprovação junto ao INSS.
Ler mais

JUNTA DE SERVIÇO MILITAR

No organograma hierárquico do Ministério da Defesa, as Juntas de Serviço Militar prestam os seguintes serviços:

1 – cooperar no preparo e execução da mobilização de pessoal, de acordo com as normas baixadas pela 3ª Região Militar;

 2  efetuar o alistamento militar dos brasileiros, procedendo de acordo com as normas vigentes;

3 – informar ao cidadão alistado sobre as providências a serem tomadas quando de sua mudança de domicílio;

4- providenciar a atualização dos dados cadastrais do cidadão, relativos à mudança de domicílio, no Portal do SERMILMOB, via internet;

5- orientar os brasileiros que não possuam registro civil a comparecerem a um cartório de registro civil, a fim de possibilitar o seu alistamento;

6- manter atualizado um livro registro contendo as datas e números dos arquivos de alistamento carregados no Portal do SERMILMOB na internet;

7 – realizar as consultas de cidadão no Portal do SERMILMOB, sempre que julgar necessário;

8 – providenciar a retificação dos dados cadastrais do cidadão no Portal do SERMILMOB;

9 – validar os dados cadastrais dos cidadãos que realizarem o pré-alistamento pela internet, conferindo-os com a documentação apresentada;

10 – organizar e manter em dia o fichário dos alistados pela JSM, com as 1ª via das FAM catalogadas por classe e em ordem alfabética, caso a JSM não seja informatizada ou alistados anteriormente;

11 – restituir aos interessados os documentos apresentados para fins de alistamento militar, depois de extraídos os dados necessários;

12- providenciar a averbação dos dados dos Exercícios de Apresentação da Reserva (EXAR) no SERMILMOB;

13 – fornecer cópias dos documentos militares requeridos, após o pagamento da(s) multa(s) ou da comprovação de isenção da(s) mesma(s)(declaração de pobreza);

14 – fazer a entrega dos certificados militares mediante recibo passado nos respectivos livros; 15 – organizar os processos de “arrimo de família”, “notoriamente incapaz”, “adiamento de incorporação”, “preferência de Força Armada”, “transferência de Força Armada”, “reabilitação”, “2ª via de Certificado de Reservista”, “Serviço Alternativo”, “recusa à prestação do Serviço Militar”, “anulação de eximição” e “reciprocidade do Serviço Militar”, encaminhando-os à CSM, por intermédio da 17ª Delegacia de Serviço Militar;

16 – revalidar o Certificado de Alistamento Militar (CAM);

17 – averbar, no CAM, nas FAM ou no SERMILMOB, as anotações referentes à situação militar do alistado, no que lhe couber;

18 – determinar o pagamento de taxa e multas militares, quando for o caso;

19- informar ao cidadão, por ocasião do alistamento, os seus direitos e deveres com relação ao Serviço Militar;

20 – participar à CSM, por intermédio da Del SM, as infrações à Lei do Serviço Militar (LSM) e ao seu Regulamento;

21 – organizar e: a. realizar as cerimônias para entrega de CDI; e b. executar os trabalhos de relações públicas e publicidade do Serviço Militar no Município;

22 – verificar a situação militar do brasileiro que deseje obter passaporte, fornecendo o respectivo documento militar a que o referido cidadão fizer jus;

23 – recolher à Del SM os certificados militares inutilizados.

Ipumirim é considerado Município não Tributário, os alistados não passam por seleção, estão dispensados no ato do alistamento.

Ler mais