Atendimento Educacional Especializado – AEE

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SMEC) disponibiliza atendimento educacional especializado em 1 escola municipail da rede própria.

É importante saber
Oferece atendimento presencial
Oferece atendimento por telefone
Exige apresentação de documentos

Como solicitar?
Por Telefone

Presencialmente

educacao@ipumirim.sc.gov.br
Segunda a sexta-feira: 08:00 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Rua Dom Pedro II, 230, Centro

Passo a Passo

1

Principais Etapas do Serviço As inscrições para ingresso no atendimento educacional especializado ocorrem na própria Unidade de Ensino. Após inscritos, os alunos serão enturmados na escola que disponibiliza o serviço, mediante critérios, de acordo com a legislação vigente. A frequencia é 2 vezes por semana no contraturno.

2

Previsão de Prazo para Realização do Serviço Diariamente, de segunda à sexta-feira, durante o ano letivo.

3

Formas de Prestação de Serviço Ao público alvo sendo: a) Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

4

b) Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação.

5

c) Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotora, artes e criatividade.

Documento Apresentação Vias(s)
RG do responsável pelo aluno.Original1
Certidão de nascimento do aluno. Original1
CPF e RG do aluno.Original1
Comprovante de residência.Original1
Carteira de vacinação.Original1
Número de inscrição no Sistema Único de Saúde (SUS).Original1
Cartão Bolsa Família (se for beneficiário).Original1
Atestado Médico com identificação da deficiência.Original1

Órgão / Entidade responsável
  • SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE -
  • Rua Dom Pedro II, 230 - Centro
  • (49) 3438-3434 - Principal
  • (49) 3438-3434 - Fax
  • educacao@ipumirim.sc.gov.br

Atendimento preferencial
Lei Federal 10.048 / 2000
As pessoas em qualquer uma das situações abaixo tem a prioridade de atendimento garantida por Lei.
  • Portadores de Deficiência
  • Idosos
  • Gestantes e lactantes
  • Pessoas com criança de colo