IPUMIRIM É CONSIDERADO MUNICÍPIO INFESTADO COM O MOSQUITO DA DENGUE

Conforme as informações da Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Ipumirim, o município é considerado infestado com o mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue. A condição de infestação é definida pela Regional de Saúde de Concórdia, que avalia alguns critérios, entre eles a relação da quantidade de focos com a quantidade de habitantes do município.

No ano passado, Ipumirim já era considerado infestado com o mosquito e essa condição se mantém, pois no momento, somente na área urbana, já são 21 focos confirmados. Para deixar de ser considerado infestado o município precisa zerar a presença de larvas positivas para Aedes aegypti no período de um ano.

Conforme a agente de combate a endemias da Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Ipumirim, Cidiane Benelli, atualmente são 18 armadilhas distribuídas pela cidade, num raio de 500 metros entre elas. Além das armadilhas, há mais cinco pontos estratégicos instalados, que ficam em postos de combustíveis, floriculturas e borracharias.

No período de sete dias a Vigilância faz a conferência das armadilhas. Já nos pontos estratégicos a avaliação se dá a cada 15 dias. Havendo a presença de larvas, a amostra é enviada para o Laboratório Entomológico na Regional de Saúde de Concórdia para análise.

Os dados atualizados do boletim epidemiológico sobre o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), revela que 47 municípios de Santa Catarina apresentam alto risco de transmissão de dengue, 69 municípios apresentam médio risco e 34, baixo risco.