IPUMIRIM RECEBE NOTA “A” DO TESOURO NACIONAL NA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL E FISCAL

O município de Ipumirim recebeu nota máxima e reconhecimento nacional pela qualidade e transparência nas informações contábeis e fiscais da Administração Municipal. O município ficou na 76ª posição no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi (Ranking Siconfi) em nível nacional, 9ª colocação no Estado de Santa Catarina e em 1º da região Amauc.

O Ranking Siconfi é uma publicação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), cujo objetivo é avaliar a qualidade da informação e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais que o Tesouro Nacional recebe, por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais (Siconfi) do Setor Público Brasileiro, de todos os entes federativos, ou seja, da União, dos estados e dos municípios brasileiros.

O Ranking Siconfi é relativo ao exercício de 2022, conforme Portaria STN/MF N° 807, de 25 de julho de 2023. A finalidade da publicação é fomentar a melhoria da qualidade e da consistência dos dados fiscais e contábeis enviados pelos entes e que são utilizados tanto pelo Tesouro Nacional quanto pelos diversos usuários dessa informação.

Conforme o Secretário Municipal e Administração, Diego Spricigo, o prêmio é resultado da independência dos setores de controle interno e de contabilidade da Administração Municipal. “A gestão política tem como prioridade a transparência pública e a autonomia dos setores. Essa premiação faz reconhecimento ao trabalho sério e comprometido dos setores da Administração”, pontua.

O prefeito municipal, Hilário Reffatti, enaltece o trabalho e comprometimento do técnico de controle interno, Claudinei Sganzerla e do contador, Juliano Babinski, que realizam o trabalho com transparência e qualidade, controlando e aplicando da melhor forma os recursos do município. “São recursos arrecadados e convertidos em favor da população de Ipumirim”, declara Reffatti.

O município concorreu com os 5,5 mil municípios brasileiros e os 296 municípios de Santa Catarina. A entrega do prêmio será em Brasília, com data a ser definida.