Prefeitura de Ipumirim encerra o ano com “chave de ouro”

Essa foi a expressão usada pelo prefeito, Valdir Zanella, ao se referir aos trabalhos realizados pela Administração Municipal em 2014. Conforme o prefeito, mesmo com a interrupção no período eleitoral, o município conseguiu cumprir com a meta de alavancar recursos para concluir algumas obras e dar continuidade aos trabalhos previstos.

Zanella destaca a construção do Ginásio de Esportes e ressalta que na medida em que os trabalhos estão sendo concluídos os vencimentos também estão sendo quitados. “Temos a previsão de conclusão da obra para o final de janeiro, já temos o dinheiro. Assim que o ginásio estiver pronto também estará pago”, destaca. O valor total do investimento é de R$ 1,1 milhão. Desses, R$ 880 mil são verbas do Governo do Estado e o restante é a contrapartida do município.

Outro investimento que também será quitado, ainda em 2014, é a retroescavadeira adquirida em julho deste ano com recursos do Governo do estado. O valor total do equipamento é de R$ 290 mil. Desses, R$ 200 mil foram repassados pelo Estado e os outros R$ 90 mil são contrapartida da prefeitura.  Quanto as pavimentações em andamento, os recursos também estão disponíveis. A Administração aguarda para o primeiro trimestre de 2015 a liberação de outros montantes, já encaminhados aos governos, para novos investimentos.

Quanto a construção da nova escola municipal, o prefeito destaca que o projeto foi homologado para licenciamento junto ao MEC e em seguida segue para encaminhamento licitatório para liberação da primeira parcela. Nos próximos dias, as máquinas do DMER farão a limpeza geral do terreno, para que assim que for licitado se dê início a obra.

Investimentos sociais e Educação:

Além das obras em andamento e dos recursos repassados ao município, a Administração Municipal realiza intenso trabalho nas áreas de educação, saúde e área social. São investidos em média de R$ 5,5 milhões de reais por ano com investimento na educação e outros R$ 5 milhões na área da saúde.

Para o Poder Público, muito mais que um valor aplicado esse é um investimento e o município já está colhendo resultados. “Precisamos oferecer as nossas crianças e jovens ensino de qualidade, ambientes agradáveis e condições para essa formação. Esse trabalho está sendo feito através da qualificação ainda mais ampla do profissional na sala de aula, do espaço adequado e das condições oferecidas pelas escolas. Temos também uma grande preocupação com essas crianças para que no período em que não estão no ambiente escolar possam ter atividades de aprendizado e cultura, fazendo com que eles utilizem o tempo ocioso para práticas saudáveis”,  comenta Zanella.

Na área da saúde, a Administração investe na qualificação de profissionais em todas as áreas. Os funcionários que atendem na unidade básica, assim como as agentes comunitárias participam mensalmente de treinamentos. Aliado a isso, os pacientes também podem contar com encaminhamentos através de convênios e inúmeras possibilidades de atendimento tanto no município como em outros centros.

Na área social, existe uma grande preocupação quanto ao uso de entorpecentes, principalmente jovens. O município possui atualmente oito crianças que realizam tratamento coletivo e outros cinco adolescentes que realizam tratamento individual, em centros de recuperação. O gasto médio mensal para se manter esses adolescentes em tratamento ultrapassa os R$ 25 mil.  Para tentar minimizar e buscar alternativas e diminuir esse índice, o município está viabilizando novas alternativas para implantação no próximo ano.