Professores da Rede Municipal de Ipumirim buscam ensinar o aprendizado que vai além dos livros

O término do ano letivo foi mais do que o encerramento dos trabalhos. Foi à prova de que o ano de 2014 foi um período de novos aprendizados. De inovação, de crescimento e de trabalho em grupo. O crescimento da capacitação escolar está no rendimento dos alunos, nos destaques em trabalhos e feiras e na motivação dos professores.

Grande parte desses resultados é efeito do Projeto de Formação Continuada, aplicado aos professores através da Secretaria de Educação do município, que busca oferecer aos educadores possibilidades de acrescer ainda mais  aprendizado e o conhecimento. Esse trabalho pedagógico vai além da formação do professor.

São novas alternativas de trabalhar em sala de aula de maneira que o aluno aprenda e passe a interagir com essas aulas. A Mostra Pedagógica apresentou a integração dos professores que buscaram em equipe, além de ensinar, buscar a necessidade, o objetivo e o sonho dos alunos. Procurando através dessa carência uma maneira de aplicar conhecimento dentro das disciplinas e fazer com que aprendam e fiquem satisfeitos com os resultados.

O projeto iniciou há dois anos e está cativando os participantes. Para a secretária de Educação Cultura e Esportes de Ipumirim, Marineide Pick Pilatti, os professores entenderam que o objetivo é ir além do aprendizado profissional de formação. “No início alguns professores se sentiram retraídos. Mas no decorrer do curso eles foram percebendo que essa iniciativa não tinha o intuito de menosprezar a capacitação individual, mas de somar com o conhecimento e adequar os professores com a realidade e as necessidades dos alunos, que com tantas inovações necessitam cada vez mais de um suporte seguro. Porém para os professores esse também é um desafio, fazer com que o aluno tenha interesse mútuo pelo aprendizado, indiferente da idade”, explica.

O Curso de Formação Continuada reúne professores da Educação Infantil, Artes, Educação Física, professores dos 4º e 5º ano, professores de séries finais e professores que participam do PNAIC. A Mostra Pedagógica deste ano foi apresentada no início de dezembro e reuniu professores de toda a rede municipal, alunos e pais. Todos vieram conferir de perto os resultados atribuídos a uma maneira cada vez melhor de ensinar, aprender e se fazer compreender.