Educação de Ipumirim em destaque

O projeto “Deu Preto no Branco”, desenvolvido por professores e alunos do Núcleo Educacional Municipal João Jacob Nicodem, de Linha Serrinha – Ipumirim ficou classificado para a fase estadual da 31ª Feira Catarinense de Matemática que acontecerá em Joinville, entre os dias 28 a 30 de outubro de 2015.

O projeto envolveu toda a comunidade escolar propondo atividades diversas em cada turma nas disciplinas de artes, língua portuguesa, matemática e xadrez, ressaltando a importância da interdisciplinaridade na escola. O trabalho evidencia ainda o jogo de xadrez como uma valiosa ferramenta pedagógica: “o processo de aprendizagem a que estão sujeitos, crianças e adolescentes, é contínuo e não depende apenas de fatores biológicos, mas das experiências obtidas em diferentes momentos e em variados ambientes, sendo que o jogo possibilita esta interação, pois é uma atividade humana repleta de significados”.

O projeto do Núcleo Educacional Municipal João Jacob Nicodem, alcançou a classificação durante a 7ª Feira Regional de Matemática, promovida pela SDR de Seara no dia 03 de setembro, o projeto “Deu preto no Branco” foi representado pelas alunas: Daiane Nied e Duane Chiuchetta do 3º ano do ensino fundamental, acompanhadas pelos professores: Juarez, Margarete e Nelisse.

Além da escola municipal de Serrinha, participaram da feira em Seara as escolas: EEB Orides Rovani (Bom Sucesso), EEF Isidoro Giácomo Savaris (São Rafael) e EEB Benjamin Carvalho de Oliveira (Centro), essas pertencentes à rede estadual de ensino. Sendo que os projetos classificados dessas unidades foram: Tinta in natura (EEB Orides Rovani); Projeto Aeris (EEB Benjamim Carvalho de Oliveira); Ocupando nosso espaço (EEB Orides Rovani); Bituca no chão, não! (EEB Benjamim Carvalho de Oliveira); Mini Gerador de Energia Eólica (EEB Benjamim Carvalho de Oliveira); Modelagem matemática na problemática do lixo: você conhece o destino dos resíduos que produz? (EEB Benjamim Carvalho de Oliveira).

A secretária municipal de Educação, Marineide Pick Pilatti, esteve presente no evento e destacou a importância dos trabalhos para o município. Também parabenizou professores e alunos pela iniciativa, criatividade e dedicação.