24 de Setembro – Dia Estadual de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil

A violência doméstica contra a criança e o adolescente, por se reproduzir em espaço privado e ser praticada em sua maioria pelos pais ou responsáveis, apresenta-se como um fenômeno sub-notificado, entretanto os dados demonstram que o número de casos é assustador e acontece em praticamente todos os municípios.

Apesar de desatualizados, os números do CREAS/SC – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, que presta apoio às crianças e adolescentes vítimas, mostram um quadro que deve ser ainda mais grave: Entre 2009 e 2011, foram atendidos 21.856 casos de abuso e exploração sexual, o que revela uma média de 607 casos por mês ou 20 casos por dia em Santa Catarina. Em razão destes números, a violência doméstica, pode ser compreendida como um problema de saúde pública devido ao seu impacto psicológico e social de crianças e adolescentes em diferentes partes do mundo.

Pondera-se que esta é uma das áreas que exige empenho por parte do poder público e da sociedade em geral, assim surgem mecanismos regulatórios com o intuito de assegurar às crianças e adolescentes a efetivação de direitos. Diante disso é instituído no estado de Santa Catarina, pelo Decreto Lei 3.644, o dia 24 de Setembro, data Estadual de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil, visando o fortalecimento das organizações governamentais, não-governamentais e da sociedade com um todo, no sentido de evitar que este panorama continue tomando proporções alarmantes.

Em Ipumirim, a Secretaria de Assistência Social juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizam nos dias 22 e 28 de setembro um teatro que aborda o tema. O intuito é reunir crianças, jovens e pais para falar sobre violência, exploração e como proceder em caso de abuso.
Dia 22 a peça teatral será apresentada no Clube Sete de Setembro em dois horários: ás 9:30 e as 13:30 para alunos do Núcleo Educacional Municipal Claudino Locatelli, e EEB Benjamin Carvalho de Oliveira bem como para os pais e a sociedade.No dia 28, o teatro acontece pela manhã na EEF Isidoro Giácomo Savaris em São Rafael e a tarde na EEB Orides Rovani, de Bom Sucesso.