Terapia na água melhora qualidade de vida

A Hidrocinesioterapia, ou Hidroterapia é uma técnica de exercícios terapêuticos realizada em piscinas termo aquecidas. Essa atividade tem por finalidade a prevenção e cura das mais diversas patologias. Disponibilizada gratuitamente desde 2012 à população Ipumirinense, que tem usufruído desse benefício, mostrando que os resultados são eficazes e melhoram a qualidade de vida. Atualmente 160 pessoas utilizam o serviço disponibilizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, que é a única na região a oferecê-lo gratuitamente. São 120 idosos e 40 pacientes que realizam tratamento de saúde. As sessões acontecem três vezes por semana.

O fisioterapeuta, Marcos Vasselai, que trabalha com a hidro desde o início, revela que são realizadas pesquisas anualmente e os resultados são impressionantes. “As vantagens e as indicações no tratamento são inúmeras. O paciente experimenta todos os efeitos que a água pode oferecer e os resultados mostram que realmente o tratamento é eficaz para a saúde, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas”, destaca.

O estudo foi realizado com o objetivo de avaliar a eficácia do atendimento fisioterapêutico. De acordo com os resultados obtidos, os indivíduos que participam de atividades físicas e educativas em grupos coordenados por fisioterapeutas apresentaram dados excelentes dos domínios das limitações por aspecto físico, aspecto social ou limitação por aspecto emocional.

Esses resultados são acompanhados de perto pela Secretaria de Assistência Social que dentre as atividades atribuídas procura oferecer aos idosos diferentes opções para se manter ativos. “Essa pesquisa nos mostra que os objetivos foram alcançados”, comemora a secretária de Assistência Social, Marcia Faccin de Conto. Ela explica que o desenvolvimento do projeto aumentou a chance dos idosos permanecerem ativos e positivos, retardando a perda de autonomia em decorrência da idade. “É uma garantida de uma velhice digna, prevenindo situações de risco e fortalecendo o convívio comunitário e social”, completa.

Principais resultados

 Dentre os principais aspectos, destaca-se a melhoria da qualidade de vida após iniciar as atividades:  100% dos praticantes relataram que a qualidade de vida melhorou. O fisioterapeuta completa que a continuidade desse projeto ajudará a diminuir despesas com remédios, consultas médicas e internação, que é o propósito da Secretaria da Saúde, que apoia a atividade.

Conforme os dados, 92 (96,85%) participantes iniciaram as atividades aquáticas para melhorar a saúde, 1 (1,05%) para diminuir o sedentarismo e 2 (2,10%) iniciaram por indicação de algum praticante. 21,05%, ou seja, 20 praticantes relataram que antes de iniciar as atividades avaliavam sua saúde como boa, 74,74%, ou seja, 71 praticantes, avaliavam como regular e 4 praticantes (4,21%) avaliavam como ruim. Após iniciarem as atividades do projeto, 85,26% que corresponde a 81 praticantes avaliaram sua saúde em ótima e 14,74% que corresponde a 14 praticantes avaliaram em boa.

 

Concluiu-se ainda, que houve uma grande diminuição do consumo de analgésicos e anti-inflamatórios correspondendo a 100% dos praticantes, diminuindo os gastos com medicamentos. Questionados sobre a funcionalidade disponibilizada gratuitamente e com a acompanhamento profissional, 90,53% acham o trabalho realizado “Muito bom” e 9,47% acham “Bom”. Para a idosa Sunta Biffi, a prática da hidro melhorou muito a sua saúde. “Pratico a atividade desde o início e percebo nitidamente o resultado. Os benefícios são muitos, a dor diminui me sinto mais ativa e meu corpo fica mais fortalecido.”

 

No ano de 2015 foi realizado a pesquisa referente a Qualidade de Vida dos idosos que participam do projeto Hidrocinesioterapia para a Terceira Idade de Ipumirim. Dentre os 7 grupos que realizam a atividade desde o ano de 2012, foram sorteados aleatoriamente, independente de sexo, faixa etária, condição de saúde,  83 pessoas participaram da pesquisa sendo que apresenta um amparo final de 0 (zero) à 100 onde o 0 (zero) corresponde ao pior estado geral de saúde e o 100 (cem) corresponde ao melhor estado de saúde.