Municípios da Regional farão mutirão de combate ao Aedes Aegypti nesta sexta (18)

Em Ipumirim será feito panfletagem e visita em estabelecimentos e residências

As secretarias de saúde dois 8 municípios da Regional de Seara estiveram reunidas na segunda-feira, dia 14, para organizar ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zyka vírus.

Para a Secretária Regional, Gládis Regina Bizolo dos Santos, é preciso sensibilizar todos os setores da sociedade para realização de ações multissetoriais. “Precisamos envolver todas as áreas. Nas escolas, por meio das igrejas, grupos de jovens e clubes de serviço. Queremos ter ações preventivas para evitar que população adoeça e que o mosquito se prolifere. E a melhor forma é buscar ajuda da comunidade”, destaca.

De acordo com o biólogo da Vigilância Epidemiológica Regional, Felipe Gimenez de Oliveira, Santa Catarina já registrou neste ano 6.773 focos do mosquito (13/12/2015), enquanto em 2014 foram registrados 5.229 focos. Um aumento de 29,5% na incidência do mosquito. Em 2014, foram registradas apenas três pessoas que contraíram dengue em Santa Catarina. Neste ano já são 3.274 pacientes autóctones e 10.659 pacientes que contraíram a doença fora do estado.

Plano de ação regional

Os secretários e técnicos da saúde regional apontaram algumas ações que podem fazer a diferença no combate ao mosquito. “A primeira delas sugere que cada município possa ter um agente exclusivo para acompanhamento da dengue. Além disso, é necessário aporte jurídico para aplicar da lei 15.243/2010 – que trata das obrigatoriedades de empresas como ferros-velhos e borracharias de manterem ambientes livres do mosquito”, destaca a gerente de Saúde, Jacqueline Zolet.

Mutirão – Dia D

Nesta sexta-feira, dia 18, será realizado o dia D de combate à dengue.  “A ideia é que ninguém permaneça nas salas, todos vamos para campo fazer a conscientização”, ressalta Jacqueline. Em Ipumirim, Os funcionários da Secretaria de Saúde estarão na rua distribuindo panfletos e visitando estabelecimentos e residências falando dos cuidados e tirando dúvidas da população. Para tanto, em função do envolvimento dos funcionários no mutirão, não haverá atendimento na Secretaria de Saúde na tarde dessa sexta – feira.

Para alertar a população, o responsável pela Vigilância Sanitária de Ipumirim, Janiel Giron, estará ao vivo na rádio Sintonia, nesta quinta Feira, dia 17, a partir das 11:30 para esclarecimentos. Informações: Glauco Benetti Assessor Comunicação SDR Seara/Juliane Rell Assessor Comunicação Prefeitura Ipumirim