Alunos voltam as aulas nessa segunda-feira

Estudantes da rede municipal e estadual de ensino iniciam o ano letivo nesta segunda-feira, dia 22. Os professores já iniciaram suas atividades no dia 10 e 17 de fevereiro, com planejamento e formação.  As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs), retomaram as aulas no início do mês.

Em Ipumirim, a principal mudança está no Núcleo Municipal Claudino Locatelli, que sofreu melhorias. Alunos, professores e pais já podem desfrutar dessas mudanças. Entre as principais alterações feitas na escola está a guarita para maior segurança dos alunos.

A partir de hoje, todos os alunos que frequentam o Núcleo Educacional Claudino Locatelli, irão utilizar a guarita para entrada e saída. Um guarda estará no local para manter a segurança e futuramente esse acesso será monitorado por câmeras. A Secretária de Educação, Adriana Ongaratto, explica que essa câmera permite que por um código de acesso os pais possam saber o horário da entrada e saída dos filhos. Além da direção também estar atenta ao monitoramento. “Essa ferramenta será adquirida nas próximas semanas e o objetivo é manter a segurança do aluno dentro da área escolar.”

A grande preocupação da administração e também dos responsáveis pelo setor de educação é quanto à circulação de pessoas de fora próximo a escola. O prefeito Valdir Zanella, reitera que com o monitoramento ninguém poderá entrar sem ser identificado. Quanto aos arredores, o vigia fará a segurança em horários de intervalo. Outra mudança é que os acessos a ginásios, parque de diversões e estádio Municipal estão integrados. “Os alunos tem todo o complexo isolado para fazer as atividades dentro do período escolar com segurança”. diz Zanella.

Área de alimentação foi isolada e agora o refeitório foi fechado com vidro e climatizado oferecendo mais conforto para fazer as refeições. O acesso de embarque e desembarque dos alunos foi coberto, oferecendo condições em dias de chuva. A escola também recebeu reforma nos banheiros melhorando as condições. O Núcleo é a maior escola do município e atende mais de 750 alunos. A expectativa é de que a nova escola que está sendo construída no Bairro Simon esteja apta para iniciar as atividades ainda nesse ano. Há uma previsão de que no segundo semestre isso possa ocorrer.

A Secretária de Educação Adriana Ongaratto, aproveita para desejar aos professores e alunos um bom ano letivo. “Que o período escolar seja útil para os educadores e alunos para que ambos se dediquem e aproveitem ao máximo contribuindo para um aprendizado de qualidade e que possamos contar com a colaboração dos pais para que estejam atentos a vida escolar dos filhos e ofereçam o suporte em casa”.