Memórias além da tela do computador

A Fundação Municipal de Cultura de Ipumirim está proporcionando à população exposições itinerantes que serão mostradas ao longo do ano na entrada da Fundação Cultural Félix Bonissoni. As mostras são fruto de um trabalho parceiro entre o Memorial Atílio Fontana de Concórdia e a Fundação Cultural de Ipumirim. O Objetivo é proporcionar as pessoas que não possuem acesso frequente a esse tipo de cultura poder admirar e conhecer diferentes trabalhos.

A primeira mostra é uma exposição fotográfica do renomado fotógrafo Concordiense, Jorge Luiz Somensi. Fotógrafo há 39 anos, Somensi pertenceu a uma época que para fotografar era necessário conhecimento. Ajustar a câmera as proporções do ângulo, enquadrar, encontrar o ponto certo para abertura de luz. Coisas que atualmente o automático proporciona, basta apenas apertar o botão.

Ao longo de quase quatro décadas, Somensi registrou inúmeras histórias. Trabalho que sempre realizou com o coração. Adaptou-se a evolução dos ajustes digitais e proporciona aos que procuram seu trabalho o registro de memórias marcantes que são apreciadas além da tela do computador.

Na exposição que está a mostra em Ipumirim, Jorge apresenta uma galeria de imagens sobre a cidade de Concórdia. São fotos históricas e outras mais recentes, retratadas ao longo de sua evolução. O elemento humano, também faz parte dos seus registros, e segundo a Jornalista e Fotógrafa, Taynara S. Neumann, é uma das principais fontes de inspiração de Jorge Somensi. Filha de Jorge, Taynara, acompanha de perto o trabalho do pai, no qual adquiriu parte do seu conhecimento e vê nele grande admiração.

A exposição Memórias do Fotógrafo Jorge Luiz Somensi estará disponível para visitação na Fundação Cultural de Ipumirim, até o final de maio.