Segurança: Entrada no Núcleo terá identificação facial

Os alunos que frequentam o Núcleo Municipal Professor Claudino Locatelli de Ipumirim, devem neste mês iniciar a utilização do sistema de identificação através da biometria facial para entrada na escola. A opção instalada permite o controle interno de entrada dos alunos bem como a opção dos pais acompanharem a chegada do filho na escola. O aluno cadastrado gera um código e com ele será possível acessar de qualquer computador o momento que ele ingressa na unidade escolar.

Para ter acesso de acompanhamento, os pais ou responsáveis, precisam acessar o site do município eentrar no link “Cidadão web”.Clicar em “Sistema de biometria facial”, após, atendimento via WEB, e por último, clicar sob o link disponível ao lado da palavra “Site” e digitar o código do aluno.

Para a escola, o aluno passa pela guarita de segurança e o computador central irá acusar a chegada. O reconhecimento de cada aluno é feito pelo sistema através da íris dos olhos, não permitindo outra pessoa intervir ou manipular o acesso.

O prefeito Valdir Zanella, destaca que esse sistema é uma ferramenta que vem contribuir para a segurança na escola, não permitindo que pessoas estranhas tenham acesso, já que a identificação é obrigatória.  A saída dos alunos passa pelo mesmo local onde há uma guarita com segurança. Portanto, após a entrada identificada do aluno, ele terá acesso à saída somente no término da aula. “Esse isolamento é uma maneira preventiva de oferecer segurança não permitindo que pessoas de fora tenham acesso as imediações. Para os pais, uma maneira mais segura de prevenção. Acreditamos que seja u sistema pratico e funcional que vem atender  o interesse dos alunos, professores, pais e do município”.

Ao todo, 750 alunos estão sendo cadastrados. O trabalho de identificação iniciou nessa semana e segue por alguns dias até que todos os alunos sejam identificados. O aluno que já fez a identificação inicial já tem que passar pelo sistema que está em funcionamento. São três identificadores instalados em altura variada para facilitar a leitura facial de acordo com o tamanho do aluno.