Comissão de Controle do Aedes Aegypti inicia força tarefa nessa sexta-feira

A Vigilância Sanitária de Ipumirim realiza amanhã, dia 9, uma força tarefa de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de Dengue, Zika Virus e Chikungunya. O trabalho será realizado por uma comissão escolhida entre funcionários de cada secretaria pública para realizar o trabalho de limpeza e orientação em cada setor público da prefeitura.

A escolha de uma Comissão permanente de Educação para controle do Aedes Aegypti, foi desenvolvida através de uma solicitação da Gerencia Estadual de Saúde que solicita aos municípios que seja expedida uma portaria solicitando que cada órgão público tenha no mínimo dois servidores efetivos, responsáveis para fazer a verificação semanal dos prédios públicos, como medida preventiva. A medida se deve em virtude do grande número de casos notificados até o momento relevando a gravidade da situação.

Em Ipumirim, foi registrado um foco de Aedes Aegypti no inicio do ano. Porém a Vigilância Sanitária alerta para os cuidados e conclama a população a ficar atenta e fazer a vistoria na sua casa, quintal, local de trabalho semanalmente já que a larva se desenvolve em apenas sete dias. Outra preocupação é com os municípios vizinhos de Seara, Concórdia e Chapecó, onde já foram registrados inúmeros casos nos últimos meses.

O trabalho da Comissão terá colaboração da Vigilância Sanitária  do município, que além de acompanhar os funcionários da prefeitura  realizará o acompanhamento das armadilhas já instaladas e fará trabalhos em pontos estratégicos para possibilidade de localização de novos focos.