Força tarefa contra mosquito da Dengue

Funcionários públicos de Ipumirim realizaram na sexta-feira, dia 9 e segunda-feira, dia 12, uma força tarefa contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus.

O trabalho foi realizado em todas as secretarias e no prédio da prefeitura e acompanhado por funcionários da Vigilância Sanitária do município e em cada setor pelos membros da Comissão de cada Secretaria que elencaram a limpeza dos locais uma vez por semana.

Panorama epidemiológico

De acordo com o último Boletim Epidemiológico (34/2016), no período de 1 de janeiro a 3 de dezembro de 2016 foram notificados 13.555 casos suspeitos de dengue em Santa Catarina. Desses, 4.379 (32%) foram confirmados, 619 (4%) estão inconclusivos, 8.438 (62%) foram descartados por apresentarem resultado negativo para dengue e 119 (1%) casos suspeitos estão em investigação pelos municípios.

Do total de casos confirmados (4.379) até o momento, 3.994 (91%) são autóctones, com transmissão dentro de Santa Catarina, 288 (7%) são importados (transmissão fora do estado) e 97 (2%) estão aguardando definição do Local Provável de Infecção (LPI).

Diversos municípios da região como Seara, Chapecó e Concórdia já foram confirmados focos do mosquito. Pinhalzinho é o caso mais severo com maior número de casos. Dos 13.555 casos suspeitos de dengue notificados em Santa Catarina mais de 80% foram registrados em Pinhalzinho e Chapecó.

Orientações para evitar a proliferação do Aedes aegypti

• Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
  • Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
  • Mantenha lixeiras tampadas;
  • Deixe os depósitos para guardar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
  • Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água;
  • Trate a água da piscina com cloro e limpe uma vez por semana;
  • Mantenha ralos fechados e desentupidos;
  • Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;
  • Retire a água acumulada em lajes;
  • Dê descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados;
  • Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;
  • Evite acumular entulho, pois podem se tornar locais de foco do mosquito da dengue.
  • Denuncie a existência de possíveis focos de Aedes aegypti para a Secretaria Municipal de Saúde;