Colombo anuncia liberação de R$700 milhões para os municípios.

O anúncio foi feito na tarde de ontem, 25, pelo governador Raimundo Colombo, em Seara. O governador esteve reunido com os prefeitos e lideranças políticas da Amauc. De acordo com Colombo, a previsão é de em agosto e setembro fazer os convênios com as cidades visando à liberação das verbas que será imediata através de financiamento do BNDES.A previsão do Governo do Estado é disponibilizar R$ 700 milhões para o Fundam 2 que contemplará todas as cidades catarinenses.

O governador reitera que o programa tem um objetivo de fortalecer as pequenas cidades. O projeto visa manter o modelo de boa distribuição demográfica, de equilíbrio econômico, cultural e social do nosso Estado. “Com o Fundam, o próprio município consegue definir o que é importante e sem a necessidade de contrapartida. Ajudando as prefeituras melhoramos o dinamismo econômico, que tem um impacto muito grande na vida das pessoas. Essa parceria resulta em uma ação rápida e eficiente. Tivemos um bom resultado com o primeiro Fundam e estamos seguros que vamos ter um resultado melhor ainda nesta segunda etapa”, disse Colombo.

De acordo com o prefeito de Ipumirim, Volnei Schmidt, o montante do município será revertido em pavimentações e aquisição de uma escavadeira hidráulica . “Ainda não temos um valor exato do montante disponibilizado. Mas, deve ficar próximo ao valor liberado no ano passado. Com essa previa, nosso objetivo é adquirir uma escavadeira hidráulica para auxiliar nos trabalhos do Departamento de Estradas e pavimentar algumas ruas e acessos”, explica Nei.

Conforme Colombo, o BNDES está finalizando toda a questão burocrática e liberará a verba a partir das próximas semanas visando contemplar Santa Catarina com recursos que as cidades terão a fundo perdido, ou seja, os Município não precisarão devolver o dinheiro. “O pagamento será custeado pelo Governo de Santa Catarina”, explica. Ainda, conforme o Governador, o menor município do Estado terá disponível cerca de R$ 700 mil com valor máximo de R$ 3 milhões para cidades de maior porte.

Fundam 1

Na primeira edição do Fundam, foram investidos R$ 606 milhões em todos os 295 municípios catarinenses Nos 15 municípios da região da Amauc foram investidos R$ 24,3 milhões. Ipumirim foi contemplado com R$1,5 milhões e o valor foi investido em pavimentações.