Ipumirim disponibiliza programa de melhoria da qualidade de vida e saúde através de projeto para pessoas com sobrepeso

O Núcleo de Apoio a Saúde Família de Ipumirim – NASF iniciou recentemente um trabalho com pessoas que se sentem acima do peso e querem melhorar sua forma física com saúde. O Projeto Reeducação Alimentar e Atividade Física iniciou há dois meses e o principal objetivo deste trabalho é melhorar a qualidade de vida das pessoas com práticas saudáveis e consequentemente melhorar a saúde.


A coordenadora do NASF, Eluana Schwertz, explica que o projeto é desenvolvido com o trabalho de diversos profissionais para oferecer inúmeras atividades de apoio. “trabalhamos com nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta, educador físico, além de outros profissionais que oferecem suporte e orientações ao grupo”, explica.


As atividades são realizadas duas vezes por semana, com trabalhos que envolvem atividade física, hidroginástica, acompanhamento nutricional para reeducação alimentar, onde a nutricionista Diane, acompanha o desempenho individual, e antropometria mensal. O grupo conta também com orientações sobre postura, acompanhamento psicológico juntamente com a auriculoterapia. A auriculoterapia é uma terapia que consiste na estimulação de pontos na orelha com sementes, tem como objetivo melhorar pontos como ansiedade, enxaqueca, obesidade ou contraturas, por exemplo.


A psicóloga Fabiane Farina, que é uma das profissionais capacitadas para aplicar a técnica explica que o método estimula os pontos da orelha que irão auxiliar no processo de emagrecimento. “A auriculoterapia vai ajudar a controlar o apetite e a ansiedade e também pode favorecer na digestão”.


Luciane Kruetzmann faz parte do projeto desde o início das atividades e diz estar muito satisfeita com os resultados. “Estamos com dois meses de acompanhamento e estou bem contente. Todos os integrantes eliminaram peso e a mudança de rotina está trazendo melhorias. Antes, ninguém do grupo praticava atividade física. Com o projeto todos passamos a praticar caminhadas e outras atividades. Temos a hidro, que é excelente e a reeducação alimentar traz muitos benefícios. A equipe nos acompanha de maneira intensa e o trabalho desenvolvido por elas é maravilhoso. Espero que ele tenha continuidade, para que outras pessoas que sentiram a necessidade possam também participar”, conclui.


O grupo terá acompanhamento até o final do ano. A coordenadora do NASF informa que para o ano que vem a meta é iniciar um novo grupo. Quem tiver interesse já pode estar deixando o nome para participar.