2018 foi caracterizado por Investimentos em Ipumirim

Ipumirim encerra 2018 com muitas conquistas e a Administração só tem a comemorar. Nos dois primeiros anos de mandato foram mais de R$12 milhões em convênios. Desses, R$ 5,7 milhões neste ano. Em comparação com o exercício anterior, o município teve um incremento de 11% na arrecadação do ICMS e o Fundo de Participação dos municípios – FPM também aumentou 6%.

O prefeito Volnei Schmidt comemora os resultados: “ Foi um ano excelente. Conseguimos realizar melhorias em diversas áreas através de investimentos e aquisição de equipamentos. Foram pavimentadas seis ruas em diversos bairros, além de outras que estão com pavimentação em andamento. O município investiu no recapeamento das ruas do centro e na substituição da iluminação publica. Foram contempladas com iluminação de led 11 ruas do centro, melhorando assim a visibilidade. Através de emendas e recursos do estado e união investimos na aquisição de máquinas, veículos para transporte dos munícipes e compra de equipamentos. Tivemos aplicação de recursos próprios onde aplicamos em pavimentações e no próximo ano novos projetos já foram encaminhados”, comenta.

Em recursos Federais o município recebeu um milhão e cinquenta mil. Desses, R$200 mil da bancada Catarinense aplicados em folha de pagamento e o restante em pagamentos e melhorias em diversas áreas. Com o repasse de R$1.130,000,00 pela Defesa Civil, foram construídas seis novas pontes nas comunidades de Orestes Guimarães, São Rafael, Linha Jundiaí, Linha Lambedor e duas em Jacutinga além de construção de muro de gabião na rua XV de Novembro, que deve conter os deslizamentos. O município ainda investiu recursos próprios para construção de mais uma ponte na comunidade de São Rafael e com recursos da Defesa Civil do Estado foi adquirido Kit para ponte em Varanal.

Na saúde, foi adquirida uma nova ambulância e também equipamentos odontológicos. O repasse foi de R$ 105 mil. Recentemente foi recebido mais R$ 400 mil que estão sendo aplicados na atenção básica dos munícipes.

Do Fundo Social foram R$385 mil, destinados para recapeamento de ruas no Bairro Valdir Delai, pavimentação em rua do Bairro Ary Giombelli, em parte de rua no Loteamento Simon e parte da XV de novembro.

Em aquisição de equipamentos foram R$ 388 mil para compra de escavadeira hidráulica e R$194 mil para investimento em retroescavadeira.
A mudança na iluminação e o recapeamento das ruas centrais são recursos financiados pelo município através do BADESC. O montante é de R$ 1 milhão de reais. O trabalho de recapeamento deve ser concluído no inicio de 2019. Também estão em andamento outras pavimentações na Rua Carlos Giombelli no centro e no Bairro Colina do Sol parte das ruas Sol Nascente, Novo Horizonte e Everest. Nessas ruas a pavimentação inicial não contempla toda a extensão mas o projeto para concussão está em andamento e a projeção é realizar essa pavimentação no próximo ano.

Conforme o prefeito, para 2019 também esta licitado o recapeamento na Rua Vital Felipe Casarotto, Rua São Marcos e Hipólito Altmann. “Iniciaremos o ano em plena atividade. Estamos aguardando a liberação de recursos de emendas para aquisição de um caminhão basculante, aquisição de ensiladeiras , construção de duas quadras cobertas e construção de um pórtico. Esses recursos somam R$800 mil e já estão licitados.” Quanto a novos projetos e emendas vamos aguardar como será o método de trabalho dos novos governantes e esperamos que a parceria continue tanto no Estado como a nível Nacional”, conclui Nei