Projeto que prevê soltura de peixes no Rio realiza 5ª Edição

 

Em torno de dois mil alevinos de seis diferentes espécies foram colocados na manhã de ontem, quinta-feira, em diversos pontos do Rio Engano. O objetivo da soltura é repovoar o Rio através do “projeto Quero Ver meu filho pescar”, criado em 2015 pela Secretaria de Agricultura. O trabalho de soltura foi realizado pelos funcionários do setor de Agricultura, Meio Ambiente e Urbanismo junto com alunos da creche e do Núcleo Claudino Locatelli.

 

A primeira edição teve parceria total da sociedade que colaborou financeiramente para a aquisição dos peixes. O resultado foi fundamental para a continuidade do programa , que agora é mantido pela Secretaria de Agricultura. Em cinco edições, foram colocados no Rio Engano em torno de oito mil peixes. O objetivo é continuar com a soltura e desenvolver a cultura de preservação. Não jogar lixo, não deixar resíduos, não pescar de rede ou tarrafa e recolher entulhos do meio ambiente é dever de todos. A gratificação desse processo é a garantia de que no futuro estaremos oferecendo melhores condições de vida e saúde.

 

Para envolver os alunos da creche no projeto, foi desenvolvido uma história que foi contada no  educandário . A dramatização teve a participação especial de um palhaço que veio trazer aos pequenos uma história contada por uma sereia que é amiga dos peixes e que pede para todos cuidarem da natureza e manter cada vê mais o instinto de preservação. Os pequenos ouviram atentos a mensagem do palhaço e se encantaram com a linda sereia.

 

Os alunos do Núcleo foram até o Rio para a soltura, onde com auxilio dos professores e dos envolvidos puderam participar diretamente do projeto.