PROCON recebe demandas no Vale da Produção

O Procon do Vale da Produção é regionalizado, atendendo Ipumirim, Arabutã e Lindóia do Sul. O atendimento ocorre das 8h00 às 11h30, e das 13h30 às 17h00. Nas terças e quintas, o atendimento ocorre em Lindóia do Sul e Arabutã, respectivamente (somente pela parte da manhã).

De acordo com a chefe do Procon na região, Fabiana Paludo, as principais demandas da entidade incluem reclamações sobre empréstimos consignados não solicitados pelos consumidores, descontos indevidos no saque de benefícios e depósitos equivocados. “A reclamação no Procon será aberta e se for constatado que as assinaturas não conferem com as originais, oriento os consumidores a buscarem a via judicial para danos morais e para que seja encaminhado o processo ao Ministério Público para averiguação destas fraudes. Primeiro tentamos resolver tudo via Procon”, explica.

Além disso, são recebidas muitas reclamações sobre a área de telefonia. Como exemplo dos problemas relatados, está o aumento abusivo nas faturas telefônicas, o que dificulta a vida dos consumidores. As compras via internet também são alvo de reclamações, e isso levanta a importância de verificar-se a confiabilidade dos websites. “Peço também para que não passem informações pessoais por WhatsApp e telefone. Nenhum banco vai solicitar nada através destes dois meios, sempre vão informar os consumidores por cartas via Correios, ou então vão chamar o consumidor até a agência”, lembra.

A responsável também alerta sobre golpes com o encaminhamento de fotos e vídeos para a prova de vida ou confirmação de empréstimos. “Neste caso eles abrem novos empréstimos consignados com as fotos e vídeos dos consumidores”, destaca, mencionando que a prova de vida é feita exclusivamente nas agências bancárias do beneficiário.