SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES PROMOVE O ABRIL AZUL, MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO MUNDIAL SOBRE O AUTISMO

Abril é o mês dedicado à conscientização mundial sobre o autismo, afinal, uma sociedade mais consciente é também menos preconceituosa e mais inclusiva.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, interferindo na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento. Mesmo assim, o diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de estímulos para independência e qualidade de vida das crianças.

Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Ipumirim, em parceria com a FECAM, Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina, estará promovendo o Iº Seminário da Educação: Olhares Sobre o Autismo.

O Seminário irá ocorrer nas dependências do Clube 7 de Setembro em Ipumirim, no dia 18 de abril de 2023, com início às 13h30min. Objetiva-se refletir diversos aspectos relacionado ao Autismo de modo a compreender quais as melhores intervenções pedagógicas necessárias para os estudantes.

Compõem o corpo palestrante:

• Josiane Cristina Silva Reiner: Prof. de Dança (Agrolândia), formada em Educação Física, pós graduada em Educação Física escolar e dança educacional, criadora do método de ensino Patins Encantado, possui 3 livros publicados e mais de 10 e-books, idealizadora do projeto Casa do Autista de Agrolândia, foi a primeira presidente Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) de Agrolândia de 2021 à 2023.
  • Monica Denzer: Funcionária Pública, Professora universitária, Ex Secretaria de Educação de Agrolândia, Graduada em Pedagogia pela Udesc, habilitada em Educação Especial pela FAPI, possui Pós-Graduação em Educação Especial pela AUPEX, especialização em Séries Iniciais, Educação Infantil e Gestão Escolar. Tradutora interprete de LIBRAS/Português pelo IFSC – Instituto Federal Catarinense, diplomada pela Academia de Letras do Brasil/ALBSC – Agrolândia/SC, especialização em psicopedagogia clínica e institucional pela ACE e professora da Educação Especial – APAE de Rio do Sul/SC.
  • Josiane Alves do Rosário: Mãe de 3 filhos autistas, ativista da causa autista e assessora especial para implantação de políticas públicas voltadas para a pessoa com deficiência de Araquari.
  • Marco Antônio do Rosário: Autista, ativista da causa autista, conselheiro no conselho municipal da pessoa com deficiência de Araquari.
  • Elton Gandin, Assessor em Saúde da FECAM.
  • Marinez Zambon, Assessora em Educação da FECAM.

Convidamos professores, pais e/ou responsáveis e comunidade em geral para participar do Seminário. Inscrições no link abaixo: