ÚLTIMO DIA PARA ENTREGA DE LIXO ELETRÔNICO

O prazo para entrega de lixo eletrônico nos pontos de coletas encerra hoje, dia 25. A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está executando o Programa Penso Logo Destino, idealizado pelo Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com apoio do Consórcio Lambari. O projeto foi estruturado e articulado para atender os municípios de pequeno porte.

De acordo com o coordenador do programa em Ipumirim, o técnico em agropecuária, Gerson Wildener, o projeto consiste no descarte correto e recolhimento do lixo eletrônico, através da Logística Reversa. Ou seja, o município recolhe o material e o Estado encaminha às indústrias fabricantes desse material.

Em Ipumirim, a Secretaria de Agricultura e Meio ambiente criou uma campanha para a conscientização da população. Trabalhou assuntos relacionados ao destino correto dos lixos eletrônicos com os alunos das escolas municipais e estaduais e distribuiu coletores para depósito do material. “O objetivo é conscientizar a sociedade sobre os perigos em manter esse tipo de lixo nas propriedades ou em casa. E trabalhar com os alunos é uma forma de disseminar o assunto e atingir ao máximo de pessoas da comunidade”, justifica o coordenador.

Os coletores foram deixados nas escolas e na Prefeitura, no setor de agricultura. Após o recolhimento, dia 31 de agosto, esse lixo será encaminhado ao aterro sanitário de Concórdia, onde haverá um caminhão para cada tipo de material que receber e fazer a logística reversa. A partir daí a responsabilidade é das indústrias.

São considerados lixos eletrônicos: pequenos equipamentos e eletroportáteis: torradeiras, batedeiras, aspiradores de pó, ventiladores, mixers, secadores de cabelo, ferramentas elétricas, calculadoras, câmeras digitais, rádios. Além de equipamentos de informática e telefonia: computadores, tablets, notebooks, celulares, impressoras, monitores. Pilhas e baterias também são lixos eletrônicos.