AGOSTO LILÁS DEDICADO AO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

O mês de agosto é dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher através da campanha Agosto Lilás. Sabe-se que a Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), desenvolve ações constantes com informações e orientações sobre o assunto.

Em ação conjunta entre o CRAS, Secretaria e Polícia Militar, logo no início deste mês, foi realizado um pedágio referente à campanha, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o tema através conscientização e divulgação do assunto.

A campanha Agosto Lilás foi criada em referência à Lei Maria da Penha, há 17 anos, com intuito de amparar mulheres vítimas de vários tipos de violência como física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.

A informação é uma ferramenta importante nessa luta. Conhecer os casos previstos é fundamental para que tanto as vítimas, como familiares e amigos, possam identificar as agressões e procurar ajuda, denunciar os crimes e romper com o ciclo de violência.

A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita em delegacias e órgãos especializados em que a vítima procura amparo e proteção. Ou ainda, ligando na Central de Atendimento à Mulher, número 180, que tem atendimento 24 horas por dia. A ligação é gratuita e confidencial. O canal recebe as denúncias e ainda esclarece dúvidas sobre os diferentes tipos de violência aos quais as mulheres estão sujeitas.