MUSEU: QUATRO DÉCADAS DEDICADAS AO RESGATE DA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

Com intuito de dar vida ao Museu Comunitário de Ipumirim, a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, através do Departamento de Cultura criou o projeto Museu Pulsante. Uma ação com escolas e comunidade para manter o museu em movimento, com visitações e pesquisas.

Conforme o diretor de Cultura, Edson Bogoni, o museu carrega muita história e resgates da origem da colonização de Ipumirim e merece ser visitado. “Temos, no museu, centenas de peças que retratam as origens do nosso município e isso precisa ser mantido e mostrado à população”, destaca o diretor.

O Museu surgiu dentro do Colégio Cenecista Vital Felipe Casarotto, através do diretor Leori Giombelli, no início de 1980, quando foi criado um espaço para envolvimento dos alunos em atividades e ações culturais. Entre as ações estavam a arrecadação de objetos antigos.

Como a quantidade de peças arrecadadas era grande, o colégio não possuía estrutura para manter um espaço dedicado à guarda das peças. Foi aí que surgiu a opção de doação dos objetos à prefeitura de Ipumirim. Assim, em 1984, foi criado o Centro Cultural Felix Bonissoni, mantido pela administração municipal, porém dentro do próprio colégio.

Somente em 1989, após a criação da Fundação Cultural, é que as peças foram encaminhadas ao espaço público, onde hoje está o Museu Comunitário.

O museu está aberto a visitações em horário comercial, de segunda à sexta-feira, tanto para as escolas quanto à comunidade.

Se a população tiver peças para doar ao museu, pode fazer  contato com o Departamento de Cultura através do telefone 3438 3440. “Ocorre, que às vezes, as pessoas têm peças guardadas e que julgam ultrapassadas, mas para o museu isso é vida. É dar vida ao passado do nosso município e à nossa colonização”, ressalta Bogoni.