DENGUE: AÇÕES CONJUNTAS PARA COMBATER O MOSQUITO AEDES AEGYPTI

Reunião discute a situação atual da Dengue no município de Ipumirim e faz levantamento das ações já realizadas com a população. A Secretaria Municipal de Saúde junto da Vigilância Epidemiológica intensificaram as ações e fizeram palestras nas escolas, mutirão de limpeza nos bairros e centro da cidade, visita ao comércio local e às famílias do interior através das agentes de saúde, além da distribuição de material explicativo.

Embora Ipumirim mantenha o status de município infestado pelo mosquito Aedes aegypti (responsável pela transmissão da Dengue), os casos de pessoas infectadas é baixo (02 até o momento).

A orientação é para que a população mantenha os cuidados para que o mosquito não se prolifere. Atenção aos terrenos baldios, arredores de casas e propriedades rurais, bem como com os espaços públicos (campo, praça e parquinhos).

Em nível de estado, o  informe epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), nesta quarta-feira, 10, mostra que os casos prováveis de dengue (132.842) tiveram um aumento de 165,7% no ano de 2024 em comparação com o mesmo período do ano passado. No total, 270 municípios registraram casos prováveis de dengue e 75 óbitos foram confirmados para a doença.