EPAGRI de Ipumirim realiza palestra no Núcleo Educacional Claudino Locatelli

Como forma de colaborar com as discussões em pauta na sociedade local, a Epagri de Ipumirim realizou, no Núcleo Educacional Municipal Professor Claudino Locatelli, duas palestras abordando os temas: agrotóxicos, transgênicos e alimentos orgânicos.

O Núcleo vem realizando trabalhos com seus alunos sobre o tema dos agrotóxicos de forma interdisciplinar, ou seja, o assunto é tratado em todas as disciplinas escolares. Como parte dos trabalhos de conscientização, ministrou as palestras sobre o tema o técnico da Epagri, Nédio Luís Patzlaff, em conjunto com a extensionista, Carmen Danusia Bonissoni, com apoio do técnico da Secretaria Municipal da Agricultura, Gerson Mário Wildner.

Assistiram às palestras oito turmas do sexto ao oitavo ano, distribuídas no período matutino e vespertino, totalizando a participação de aproximadamente 160 alunos e professores.

Nédio abordou os perigos da utilização dos agrotóxicos, a origem dos mesmos e a forma como foram introduzidos na agricultura. Mostrou como os agrotóxicos podem afetar a saúde tanto dos trabalhadores e famílias rurais, que utilizam diretamente, quanto da população que é atingida indiretamente com as aplicações constantes, que afetam também a qualidade do solo e da água.

Também detalhou a forma de ação nas plantas e insetos-alvo, o tempo de permanência no meio ambiente e outras consequências em decorrência do seu uso. Nédio também tratou a questão dos transgênicos, mostrando a forma com que a estrutura genética das plantas é modificada e as possíveis consequências do consumo de alimentos que contenham um ingrediente transgênico, trazendo resultados de pesquisa francesa recentemente realizada nessa área.

Ao final, Carmen Danusia Bonissoni, falou sobre os alimentos orgânicos, evidenciando diferenças produtivas e nutricionais destes para os convencionais e mostrando que é possível produzir de forma orgânica, proporcionando mais saúde para as pessoas e para o meio ambiente.

A intenção das palestras foi sensibilizar os estudantes e professores, oferecendo elementos de discussão e informações importantes para estimular a reflexão e o questionamento constante, permitindo mudança de atitude e melhores tomadas de decisão mediante o que nos é apresentado.