Teatro é uma conversa direta para crianças e adolescentes de Ipumirim

Entidades ligadas à proteção dos menores promovem ações para falar sobre os problemas atuais que afrontam crianças e adolescentes.

A violência doméstica contra a criança e o adolescente, apesar de silenciosa é um acontecimento que produz dados alarmantes. Reproduzida, na maioria das vezes, em espaços privados como na própria casa tem como autores desse crime os pais ou responsáveis.

Apesar de desatualizados, os números do CREAS/SC – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, que presta apoio às crianças e adolescentes vítimas, mostra um quadro que deve ser ainda mais grave: entre 2006 e 2008 foram atendidos 21.856 casos de abuso e exploração sexual, o que revela uma média de 607 casos por mês ou 20 casos por dia em Santa Catarina.

Em razão destes números a violência doméstica, pode ser compreendida como um problema de saúde pública devido ao seu impacto na morbi-mortalidade de crianças e adolescentes em diferentes partes do mundo.

Pondera-se que esta é uma das áreas que exige empenho por parte do poder público e da sociedade em geral, assim surgem mecanismos regulatórios com o intuito de assegurar às crianças e adolescentes a efetivação de direitos.

Diante disso é instituído no estado de Santa Catarina, pelo Decreto Lei 3.644, o dia 24 de setembro, data Estadual de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil, visando o fortalecimento das organizações governamentais, não-governamentais e da sociedade com um todo, no sentido de evitar que este panorama continue tomando proporções alarmantes.

Em Ipumirim, as entidades ligadas ao tema realizaram atividades nas escolas envolvendo crianças e adolescentes. Integrantes do Grupo Teatral Carretel Companhia Teatral, de Concórdia, apresentaram esquetes falando sobre temas relacionados: bulling, violência doméstica, exploração, uso de drogas lícitas e ilícitas, erros e as consequências dos jovens que seguem o caminho errado, entre outros assuntos. O que se procura é ter uma conversa direta com os adolescentes e através do teatro é possível abordar e falar de forma clara sobre todos esses assuntos que hoje fazem parte da nossa realidade.

As atividades relacionadas a data foram realizadas em parceria entre o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Secretaria de Assistência Social e Habitação, Conselho Tutelar e CRAS. As peças teatrais foram apresentadas em todas as escolas da Rede Municipal e também na escola estadual Benjamim Carvalho de Oliveira. A última apresentação aconteceu nesta quinta-feira à tarde, no Benjamim. Após a apresentação as artistas falaram sobre os assuntos mostrados na peça e alertaram o público jovem sobre comportamento, caminhos, decisões e consequências de suas escolhas.