Escola Benjamim Carvalho de Oliveira é classificada para Feira Estadual

Implantado na escola há menos de um ano, o Ensino Médio Inovador é um programa que está possibilitando novas oportunidades aos alunos, tanto de estudo e conhecimento, como de integração e desenvolvimento de atividades.

O Programa Ensino Médio Inovador –  ProEMI,  foi instituído pelo Ministério da Educação  para  induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio. O objetivo é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral. Com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea.

Em Ipumirim, 36 alunos de duas turmas do 1º ano da Escola Benjamim Carvalho de Oliveira, fazem parte do Programa, que neste ano desenvolveu quatro projetos para apresentação regional:

Casa Sustentável: Apresentado pelos alunos Jordana Marasca e Lucas Menin da Silva que na quarta e quinta-feira, dias 8 e 9, estarão em Florianópolis na Feira Estadual de Ciências e Tecnologia. A Casa Sustentável é feita de produtos reciclados, madeira reflorestada e possui complementos como energia solar, composteira, aquecedor solar e horta suspensa, desenvolvidos com produtos reaproveitados.

Energia Solar Sustentável: Apresentado pelas alunas Vanessa Maia e Aline Vitória Vieira. O projeto foi confeccionado com materiais reutilizados e tem o objetivo de mostrar que é possível desenvolver algo sustentável que traga benefícios, com valor significativamente baixo. O projeto foi classificado para a Feira Estadual da UNC que acontece em Mafra – SC neste mês.

Os projetos: Relógio Medicinal: Apresentados pelas alunas Marilice Felski e Gisele Presotto e Processo de Compostagem: dos alunos Lucas Machado e Regina Guerini, foram destaque na escola e em nível regional.

Além do Ensino Médio Inovador também os alunos Alef Cerutti e Maylana Spricigo, da 2ª série, apresentarão em Mafra o projeto: “Água reutilizar para reduzir”, que através de um destilador realiza a purificação da água, mostrando que ela pode ser reutilizada.

Todos os projetos, assim como as atividades do programa ProEMI, são desenvolvidos em conjunto pelos professores em todas as disciplinas que integram o Ensino Médio Inovador,  possibilitando atividades integradoras e contemplando as diversas áreas do conhecimento.

Para o diretor da escola, Valdecir Francio, juntamente com os professores integrantes dessa iniciativa, esse resultado mostra que o ensino local vem conquistando espaço e sendo reconhecido através do excelente trabalho. O projeto é realizado no planejamento semanal desenvolvido pelos professores com a coordenação da assessora de direção, professora Rosalia T. Reis Techio, que acredita no potencial e na capacidade deste grupo de alunos e professores emanados no processo ensino-aprendizagem da Unidade Escolar.