Ipumirim discute acomodação de resíduos sólidos

Aconteceu na semana passada em Ipumirim, Audiência Pública sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.  O evento ocorreu no auditório da Fundação Cultural Félix Bonissoni e contou com a presença de representantes do município e do prefeito Valdir Zanella. A equipe do Consórcio Lambari demonstrou os objetivos e as metas e apresentou as propostas relativas à 3ª Etapa.

Uma das propostas é trabalhar a construção de aterros de uma forma consorciada.  A finalidade é melhorar o serviço, a abrangência e reduzir custos com a atividade. A sugestão é construir três novos aterros, em Ipira, Seara e Lindóia do Sul que atendam toda a região.

Outra sugestão, bem mais prática, é adaptar lixeiras padronizadas para separação de lixo reciclável e orgânico, acondicionando separadamente e dando destino correto. Outro ítem comentado é de se fazer cumprir a Lei 2.305 da Logística Reversa, que defende que os resíduos eletrônicos, bem como frascos de veneno e outros que se enquadram, devem ser devolvidos no estabelecimento onde foram adquiridos. Para os resíduos de construção civil, a proposta é adquirir um triturador coletivo para dar destino aos resíduos e poder reutilizá-los.

O coordenador do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Marcos Borsatti,  explicou que um estudo técnico comprovou que um aterro por município ficaria inviável para as administrações municipais. Dessa forma, surgiu a alternativa dos consórcios intermunicipais. Conforme Borsatti: “Essa é uma etapa de apresentação de propostas. Essa é a fase dos arranjos em que conseguimos visualizar soluções”, assinala.

Outras reuniões sobre o assunto vão acontecer até o final do ano, onde as discussões serão aprofundadas e, nesta fase, cada município poderá definir a melhor solução,  atendendo as suas peculiaridades.