Encerramento do PNAIC com discussões sobre o crescimento da alfabetização

As Alfabetizadoras do município de Ipumirim participaram do encontro de encerramento das atividades do PNAIC – Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – 2014. O seminário regional foi realizado no Salão Nobre do Centro de Cultura e Eventos de Chapecó, no dia 28 de outubro, e contou com a Palestra “Refletindo sobre o PNAIC e o Processo de Alfabetização nas escolas” da Coordenadora Pedagógica da UFSC Professora Vânia Terezinha Luz e com a palestra “A Criança e a Matemática Escolar” com o Professor Formador José Antônio Gonçalves.

A professora Vania apresentou os dados estatísticos sobre os investimentos realizados pelo MEC, lembrando o compromisso assumido pelos professores alfabetizadores, dos secretários de educação e dos prefeitos em alfabetizar e letrar as crianças até os oito anos de idade. O Professor José lançou alguns questionamentos para os professores: Compreender quem estamos ensinando? Para quê está ensinando? Que tipo de criança estou devolvendo para a sociedade?

Para encerrar as atividades ocorreu a mesa redonda conduzida pela Professora Formadora Cintia Franz com relatos de experiências dos Orientadores de Estudos e Professores Alfabetizadores sobre os avanços e desafios do PNAIC.

No dia 29 de outubro o Município de Ipumirim recebeu a visita da formadora, Cíntia Franz, que conversou com a diretora do NEM Professor Claudino Locatelli, Ione Farina, com a orientadora de estudos, Marisa Pick Baller, e com as alfabetizadoras. Também visitou as salas de aula para acompanhar a proficiência da leitura e da escrita dos alunos do 1º, 2º e 3º ano. A visita foi importante para que todas pudessem ficar mais próximas para interagir e fortalecer o PNAIC.

Para a secretária municipal de Educação, Marineide Pick Pilatti, a formação para os professores contribuem na qualidade do processo de ensino-aprendizagem. “Tanto na língua portuguesa, quanto na leitura e na matemática, os encontros com os professores que atuam nas atividades diárias, dentro da escola, nos propõem situações que incentivam a reflexão e a construção do conhecimento, através de um processo contínuo da formação e atualização. Isso certamente se reflete no desenvolvimento dos nossos alunos”, relata.