“Não Justifique: Faça a sua parte.”

Programa de preservação iniciou hoje e tem como lema principal “Não Justifique: Faça a sua parte.”

Cerca de 1500 alevinos de seis diferentes espécies foram soltos na manhã de hoje no Rio do Engano. Esse foi o primeiro ato do Projeto “Quero Ver meu filho pescar”, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município com apoio do comércio. A ideia de repovoar o Rio da cidade partiu de um sonho antigo do Engenheiro Agrônomo da Prefeitura Gilmar da Rosa, que após estudos e contato com pessoas de mais idade, constatou que o Rio do Engano já teve uma vasta quantidade de peixes de várias espécies. Compartilhado pela Secretaria da Agricultura e com apoio de inúmeras empresas, o programa quer mostrar que com apoio da sociedade é possível fazer com que o Rio do Engano seja novamente um habitat saudável para muitas espécies.

A Secretaria de Agricultura, Claudete Zanella, explica que a ideia de envolver as crianças é justamente para que elas já se conscientizem que preservando desde já elas poderão ver no futuro os resultados desse trabalho. E também é uma maneira de mostrar a sociedade que o envolvimento de todos é fundamental. “Não justifique: Faça a sua parte! Esse é o nosso lema para mostrar a população que cada um pode ajudar. Preservar, não jogar lixo, não deixar resíduos, não pescar de rede ou tarrafa e além disso contribuir fazendo a limpeza das margens recolhendo entulhos e mostrando para outras pessoas o quanto isso é importante. É uma tarefa simples, mas muito satisfatória  com resultados que serão percebidos ao longo do tempo”.

Autoridades, alunos, pais e empresários participaram do ato que em função da chuva foi realizado no Ginásio de Esportes. Na oportunidade o prefeito Valdir Zanella falou de preservação, de bons exemplos e da importância que tem a educação das crianças para que elas sejam no futuro pessoas de bem. Em seguida, algumas crianças acompanhadas pelos pais, autoridades  e funcionários da Secretaria da Agricultura soltaram os peixes no Rio do Engano.

Fonte: Juliane Rell

Publicação: PG Comunicação