Plano de Educação em fase final

O Plano Municipal de Educação que trata do conjunto da educação no âmbito municipal para os próximos dez anos está em fase de conclusão. Elaborado de forma democrática e participativa, o projeto iniciou em outubro de 2014 com encontros, audiências públicas, discussões e análise. As propostas materializadas são as proposições políticas e pedagógicas demandadas pela população ipumirinense. E sua elaboração está indicada no Plano Nacional de Educação – PNE. A Audiência Pública para aprovação do Plano pela Sociedade acontece nessa quarta-feira, dia 13, ás 13:30 horas na sala de reuniões da Secretaria de Educação.

De acordo com a equipe técnica de elaboração do documento, o alinhamento das metas e estratégias do Plano Municipal de Educação – PME e a organização do sistema de ensino, a partir do regime de colaboração e da distribuição proporcional de responsabilidades, entre esferas federal, estadual e municipal são necessárias para assegurar o cumprimento dessas metas em cada área de atuação e de responsabilidade de cada esfera governamental. Ao Município cabe como prioridade a educação infantil e o ensino fundamental; os Estados prioritariamente à oferta do ensino fundamental e médio e a União pela organização e financiamento da educação superior.

Com a responsabilidade de se instituir o Plano Municipal de Educação, com metas e estratégias projetadas para o período de 2015 a 2024, criou-se uma Equipe Técnica Permanente para reavaliação do Plano Municipal de Educação. O processo de reelaboração do Plano Municipal de Educação trata do conjunto da educação, no âmbito Municipal, expressando uma política educacional para todos os níveis, bem como as etapas e modalidades de educação e de ensino. A Secretaria Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Educação tiveram como responsabilidade impulsionar o processo de reconstrução do citado Plano, viabilizando diagnosticar as necessidades a serem atendidas e a forma mais adequada de alcançar educação de qualidade para todo o município.

O Plano Municipal de Educação estabelece as políticas públicas para educação do município por um período de dez anos, destacando as necessidades de uma população, definindo-se como plano de município e não de governo. Os responsáveis pelo desenvolvimento do Plano Municipal de Educação de Ipumirim esperam que as diretrizes definidas apontem para uma Educação Plena, que contribua para a formação de cidadãos, com uma nova visão de mundo, em condições para interagir na contemporaneidade de forma construtiva, solidária, participativa e sustentável.

Fonte: Juliane Rell

Publicação: PG Comunicação