Programa Abrace a Cidadania cadastrou mais de 100 adolescentes

Um trabalho desenvolvido em Sala de aula com parceria da Prefeitura de Ipumirim está proporcionando há muitos adolescentes e jovens a oportunidade de fazer seus documentos pela primeira vez. A professora Orientadora de Convivência, Rosane Weis Kern, explica esse objetivo. “Percebi que muitos alunos ainda não possuíam seus documentos pessoais. A maioria deles não tinha carteira de trabalho e alguns outros não possuíam nem Carteira de Identidade e CPF. Pensamos em viabilizar junto a escola uma parceria facilitando o processo”.

O projeto está sendo desenvolvido com os alunos do Ensino Médio Inovador e do Ensino Médio da E.E.B. Benjamim Carvalho de Oliveira junto a Prefeitura de Ipumirim e o Correio. De acordo com a professora, em torno de dez documentos de Identidade estão sendo encaminhados através da Prefeitura. No Correio, foram encaminhados 12 pedidos de cadastramento de CPF e junto ao Sine – Sistema Nacional de Emprego – estão sendo instituídas em torno de 70 novas Carteiras de Trabalho. A iniciativa pretende dar continuidade ao projeto beneficiando todos os alunos da escola.

Para o responsável do Posto Sine de Ipumirim, Douglas Biffi, essa é uma iniciativa muito interessante. “Muitos jovens só vão procurar o Posto para fazer a Carteira de Trabalho no momento em que já tem proposta de emprego. Esse processo as vezes demora alguns dias. Sem contar que a Carteira de Trabalho agora é exigida em diversos segmentos, inclusive para prestar concursos”.

Para os alunos envolvidos a realização da atividade é fundamental pois grande parte reside no interior e a oportunidade de encaminhar os documentos em expediente escolar facilita.

Fonte: Juliane Rell

Publicação: PG Comunicação