Ipumirim empenhada nas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

O mês de outubro é marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama e útero, conhecida como Outubro Rosa. Nesse mês, as Secretarias de Saúde de todo o país intensificam o trabalho de conscientização das mulheres a realizarem os exames preventivos ou procurarem um médico  para  tirar suas dúvidas em relação a esse caso que vem sendo cada vez mais comum. 

O combate ao câncer de mama já se faz presente há muitos anos no Brasil, poucas pessoas sabem, mas se o câncer de mama for descoberto em fase inicial, as chances de encontrar um diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura são bem animadoras. Mas só poderá ser feita se for em fase inicial, daí então, a importância de estar sempre verificando através de exames de rotina.

Aliado a isso, a Secretaria também intensifica a campanha para os homens a partir de 40 anos. O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O mês foi escolhido, pois no dia 17 de novembro  é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. De acordo com estatísticas, o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. 

Em Ipumirim a campanha terá além das coletas de exames um dia”  D” com palestras relacionadas aos temas e atividades que enobrecem a beleza da mulher. Neste sábado, dia 17, é o dia “D” da campanha, com atendimento tanto para coleta do preventivo para mulheres como também para exames de próstata para os homens. As mulheres também podem estar agendando exames de Mamografia e Ultrassom.

Haverá orientação com nutricionista sobre cuidados com a alimentação, além de profissionais que realizarão maquiagem, penteados e sobrancelha. Os homens e mulheres que fizerem a coleta de exame nessa data, serão contemplados com brinde. Nesse mesmo dia, será realizada palestra sobre Saúde do Homem e da Mulher, a palestra será às 10h no Centro dos Idosos. 

O dia D terá atendimento intensificado das 8h às 17h sem fechar ao meio-dia. Os homens que não puderem fazer a coleta do exame no dia 17 devem procurar o Posto de Saúde durante o mês de novembro, nesse mês a coleta é destinada aos homens fortalecendo o Novembro Azul.