Ato infracional discutido por pais e alunos da Orides Rovani

Encerramento acontece nesta sexta-feira, dia 11.

A equipe multidisciplinar do Serviço de Proteção Social aos Adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de Prestação de Serviço à Comunidade – PSC e Liberdade Assistida – LA, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, estão desenvolvendo um projeto piloto na EEB Orides Rovani, de Bom Sucesso. Através da proposta denominada Campanha de Conscientização e Prevenção da Prática de Ato Infracional”, um programa está sendo ministrado através da empresa Persona Gestão de Pessoas e contempla 49 adolescentes. O encerramento acontece nesta sexta-feira, dia 11, com gincanas relacionadas ao tema.

O trabalho tem o objetivo de reduzir a prática do ato infracional no município. Ointuito da Secretaria de Assistência Social e do CMDCA, responsáveis pela realização do trabalho no município, é aplicar essa ideia em outras escolas em 2016. A secretária de Assistência Social, Marcia Faccin de Conto, diz que o foco do projeto é reduzir o ato infracional através da orientação.

Os adolescentes participantes tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre as temáticas de maneira educativa, a partir da prática de teatro, paródia, poesia, realização de projeto de vida e gincana. A assistente técnica pedagógica da Escola Orides Rovani, Susimar Inês Peretti, conta que o trabalho foi excepcional. “Foi uma atividade maravilhosa envolvendo alunos, pais e comunidade escolar, onde todos participaram intensamente”.

O trabalho iniciou com reunião entre equipe técnica e direção da escola. Em seguida, adolescentes e pais tomaram conhecimento da funcionalidade do projeto. Nas oficinas foram abordadas as seguintes temáticas: adolescência e medidas socioeducativas, o jovem assumindo seus atos, o que são medidas socioeducativas, tipos de medidas socioeducativas, ato infracional, o objetivo das medidas socioeducativas, medidas socioeducativas e perspectivas para a construção de novos caminhos, dentre outros.

Novas parcerias

Susimar explica que a Escola Orides Rovani é ligada ao Núcleo de Educação e Prevenção – NEPRE, que é uma estrutura criada pela Secretaria Estadual de Educação e tem por objetivo consolidar políticas de prevenção, de promoção do direito à saúde e a paz, atuando na orientação de temáticas sociais sobre sexualidade, substâncias psicoativas (drogas lícitas e ilícitas) e as expressões da violência. “O trabalho em parceria com a Assistência Social do município e Serviço de Proteção Social a Adolescentes, foi fundamental para o aperfeiçoamento de nossas atividades. Pretendemos estender essa parceria com a Polícia Militar e o Ministério Público, para juntos alertar nossos adolescentes num trabalho que envolve a família e a comunidade diminuindo atos infracionais, uso de entorpecentes e abusos”, destaca.