Esporte e Cultura: Um passeio de aprendizado pela região

Integrar Cultura e Esporte de uma forma prazerosa, introduzir novas praticas esportivas e encurtar distancias entre as mesmas culturas. Esses são os objetivos de alguns grupos da Cultura Italiana e de Ciclistas da região do Alto Uruguai e da Itália. O encontro partiu da Associazone Veronesi nel Mondo di Verona, da cidade de Verona na Itália, que possui um projeto denominado “Ciclismo: Esporte e Cultura” e da Associação Vêneta Italiana de Concórdia que apoia a integração. As visitas iniciaram na semana passada e seguem por alguns dias.

A ideia de estar visitando a região é porque nesses municípios, grande parte da população é de origem Italiana e procura manter vivo os traços dessa cultura, com os costumes, o artesanato, a culinária e o dialeto. Na passagem por Ipumirim, os visitantes da Itália, bem como os ciclistas participantes e representantes da Associação Vêneta de Concórdia tiveram a oportunidade de conhecer a participação do município na Cultura Italiana. Mais especifico no dialeto Talian que foi a primeira língua reconhecida no Brasil e na América Latina.

A programação local iniciou com visita a empresa Ipumirim Exportação,  que trabalha no ramo de madeiras e exporta seus produtos para mais de dez países. O almoço a base de culinária Italiana aconteceu no Restaurante To em Casa, com conversas e muita descontração. O prefeito Valdir Zanella, participou do encontro e teve a oportunidade de explanar a participação do município na Cultura Italiana Regional. Dirigentes da Assossiasson Taliani d’ Ipumirim,  mostraram o trabalho realizado no município para manter viva as tradições. A tarde aconteceu uma roda de conversa com comentários dos membros das Associações da Itália, de Concórdia e de Ipumirim.

Os ciclistas retornaram para Concórdia seguindo por Serrinha e passando por diversas comunidades do interior. Participam da prática esportiva oito ciclistas da Itália além de vários integrantes do Grupo de Ciclistas de Concórdia. O evento segue nesse final de semana por outras cidades da região.

Participação de Ipumirim na Cultura Italiana

–  2009 -(Associação Italiana de Ipumirim e FEIBEMO), a representante Nedi Locatelli foi proponente e coordenou em conjunto com a FIBRA RS e ASSODITA a I Conferência Livre da Língua Talian realizada em Serafina RS e redigiu o relatório enviado à II Conferência Nacional de Cultura. Redigiu também os Anais do II Fórum Nacional da Língua Talian e do XIII Encontro Nacional dos Difusores da Língua Talian que aconteceu na mesma data, em novembro.

2009 – Convidada pelo IPHAN, a representante de Ipumirim Nedi Locatelli,  participou da Pré-Conferência Nacional de Patrimônio Imaterial, em Brasília – DF, que antecedeu a II Conferência Nacional de Cultura, oportunidade em que foi a única participante que se manifestou em nome da cultura de imigrantes no Brasil.

2010 – A representante de Ipumirim foi nomeada pelo Ministério da Cultura – MinC, para ser uma das 3 representantes da sociedade civil no Grupo de Trabalho Patrimônio Imaterial do CNPC – Conselho Nacional de Política Cultural que antecedeu o Colegiado Setorial.

2012 – Eleição:  Nedi Terezinha Locatelli(Ipumirim) e Aliduino Zanella (Caçador), eleitos conselheiros titulares do Colegiado Setorial de Patrimônio Imaterial (mandato 2013/2014) no Conselho Nacional de Política Cultural

2015 – Reeleição:  Nedi Locatelli(Ipumirim) reeleita conselheira titular do Colegiado Setorial de Patrimônio Imaterial e apoio na eleição de Euracélia Pilonetto Reginatto, (Seara) conselheira suplente no Colegiado Setorial de Música (mandato 2016/2017) no Conselho Nacional de Política Cultural.

Santa Catarina é o único estado onde o Talian foi inventariado a ter representação nos Colegiados Setoriais (Patrimônio Imaterial e Música) do Conselho Nacional de Política Cultural com representantes da FEIBEMO – Federação das Entidades Ítalo Brasileiras do Meio Oeste e Planalto Catarinense, sendo  Ipumirim  pioneiro.