Vigilância Sanitária de Ipumirim realiza trabalho intenso para manter o município sem focos do Aedes aegypti

A prevenção é a maior arma contra o mosquito Aedes aegypti. A Vigilância Sanitária de Ipumirim está atenta a esse trabalho. Semanalmente os responsáveis pelo setor realizam monitoramento, visitam armadilhas e colocam arapucas em pontos estratégicos diferenciados. Além disso, são realizadas campanhas de pedágio com esclarecimentos sobre as doenças que o mosquito transmite e cuidados básicos que devem ser feitos. Faixas e banners lembram que a população precisa colaborar. Campanhas da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária sobre a Dengue, Zica Vírus e chikungunya veiculam na emissora local. O trabalho intensivo tem contribuído para que o município de Ipumirim esteja isento de focos do mosquito. Porém, é preciso continuar e acima de tudo, buscar com que mais pessoas tenham a consciência de estar fazendo a prevenção.

Medidas da Vigilância Sanitária
Na semana passada, os funcionários da Vigilância Sanitária de Ipumirim, juntamente com três Agentes Comunitárias de Saúde, realizaram um trabalho de limpeza às margens do Rio Engano. O material retirado encheu diversas embalagens de lixo. Papel, embalagens de plástico, garrafas e inúmeros outros entulhos que prejudicam o meio ambiente e contribuem para armazenamento de água que pode vir a se tornar um foco do mosquito transmissor. A grande quantidade de lixo depositada em pontos de travessia, como as passarelas é preocupante. As lixeiras instaladas nas proximidades são ignoradas e os entulhos são depositados na natureza. É preciso que essas pessoas tomem consciência dessas atitudes.

O trabalho de prevenção está sendo realizado, está faltando colaboração. Parte da sociedade é engajada, faz um trabalho excepcional de monitoramento em casa, no comércio e indicando possíveis pontos de atenção . Muitos ainda não se deram conta de que esse trabalho é responsabilidade de todos. Se queremos um município livre de focos do mosquito Aedes aegypti, precisamos assumir esse compromisso. O slogan é claro. “Se essas doenças podem matar, o mosquito não pode nascer. Faça a sua parte!”

Força Tarefa 
A Vigilância Sanitária com apoio das Agentes Comunitárias realizaram essa força tarefa na última quarta-feira, dia 17. Além da coleta de lixo foi realizado pedágio. O trabalho de monitoramento de locais é semanal. São 17 armadilhas monitoradas além de outras 15 que de tempos em tempos são colocadas em pontos estratégicos de comércio e cemitério. A Vigilância também tem uma grande preocupação quanto a quantidade de veículos, principalmente de carga que circulam pelo município devido as empresas locais que também possam involuntariamente trazer o mosquito ou larvas para o município. Por isso, esses locais de circulação de caminhões também estão sendo acompanhados.