Foco do Aedes Aegypti encontrado em armadilha no centro de Ipumirim

A Vigilância Sanitária do município encontrou na semana passada, um foco de criadouro do mosquito Aedes Aegypti. As larvas foram coletadas de uma das 17 armadilhas feitas especificamente para monitoramento e captura. Com a confirmação do foco em Ipumirim, a Secretaria de Saúde do Estado, estará realizando uma reunião com os responsáveis do município para orientação e trabalho que deve ser realizado a partir de agora. O encontro acontece nesta quarta-feira, dia 9, onde diversos profissionais da saúde estarão participando. Para tanto, não haverá atendimento nas áreas de consultas medicas, Vigilância Sanitária, Epidemiológica e sala de vacina.

O responsável pela Vigilância Sanitária do município Janiel Giron, explica que um dos trabalhos agora será fazer uma varredura numa área de 300 metros aos arredores do local para identificar possíveis focos. “Estaremos visitando estabelecimentos, residências e terrenos para monitorar. O foco do mosquito foi encontrado em um ponto estratégico, feito justamente para esse fim. Não identificamos em nenhum outro ponto até o momento. Porém precisamos realizar um trabalho intenso de monitoramento”.

O responsável pelo setor, pede apoio da população para que não se propaguem esses locais. “A principal força é evitar a criação do mosquito. Ter encontrado o foco não significa que temos doenças, e se não deixarmos o mosquito se criar, não haverá possibilidade de infecção. Para tanto, pedimos que a população esteja sempre atenta, continue fazendo a verificação aos arredores do sem ambiente converse com vizinhos, família, procure detectar locais onde há possibilidade de criadouros e fale com os proprietários ou comunique a vigilância.”

Um trabalho de orientação também será desenvolvido nas escolas. A Vigilância Epidemiológica não possui nenhum caso de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti no município. Mas alerta a população para colaborar com a prevenção.