Ipumirim recebe R$464 mil da Defesa Civil para reconstrução de danos

O município de Ipumirim recebeu da Defesa Civil Federal, o valor de R$ 464.295,22 para recuperação de danos causados devido as fortes chuvas ocorridas no município. O montante corresponde a um evento climático ocorrido em 26 de julho de 2014, com grande volume de chuva causando transtornos em diversos locais. A quantia foi liberada em 2015, porém o valor foi depositado na conta da prefeitura em 25 de fevereiro desse ano.

Dentre os principais danos, foram relatados comprometimento de estrutura em duas pontes localizadas nas comunidades de Linha Polidoro e acesso para Dois Irmãos, deslizamento na Rua João Mosele e danos na estrutura da rede de drenagem da Rua Pinheiro Machado.

As empresas que venceram a licitação para construção das obras são DECC Construções LTDA  de Concórdia e Mateus Spricigo ME de Ipumirim. A DECC, fará os trabalhos de reconstrução da rede de drenagem, estabilização de talude na Rua Pinheiro Machado  e  construção do murro de contenção nos fundos da Eletrônica Wermeier, localizada na João Mosele.

A empresa de Ipumirim, ficará responsável pelas construções das duas pontes. Em Polidoro, será construído um pontilhão de 4,5 metros de largura por 8 metros de comprimento. A ponte de acesso a Dois Irmãos terá 8 metros de largura por 9,40 de comprimento e será contemplada com passeio. As empresas já foram comunicadas e os trabalhos devem iniciar nos próximos dias.

Essa é a primeira vez que o município de Ipumirim recebe recursos da Defesa Civil Federal. O coordenador local da Defesa Civil, Gilmar da Rosa, diz que o recurso foi resultado de um empenho conjunto entre Defesa Civil Local e Regional, Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense – AMAUC e Secretaria de Administração Municipal. “O empenho foi intenso, porém gratificante. Fizemos um trabalho minucioso e conseguimos mostrar a necessidade desse investimento. A Defesa Civil fez toda a parte de relatórios e levantamentos e tivemos apoio da AMAUC, a administração auxiliou financeiramente com custos de projeto e auxilio nos trabalhos, só assim foi possível conseguir esse recurso”.