Estado orienta profissionais de saúde de Ipumirim sobre procedimentos em suspeitas de dengue

Na quarta-feira, dia 9, a equipe da Vigilância Epidemiológica do Estado realizou oficina de orientação em Ipumirim com médicos, enfermeiros e agentes de combates a endemias (ACE) sobre os procedimentos técnicos em casos de suspeita de dengue, zika virus e chikungunya.

A ação faz parte do programa estadual de combate ao mosquito Aedes Aegypti e vai acontecer em todos os municípios da Regional de Seara. “Esta é uma maneira de estarmos afinando o serviço de saúde, melhorando a qualidade do atendimento à população”, destaca a gerente de Saúde, Jacqueline Zolet.

 

O biólogo Felipe Manoel Gimenez de Oliveira e a enfermeira de zoonoses Andreza Granoski, repassaram aos profissionais informações e procedimentos clínicos, direcionamento de pacientes, envios de exames, documentação necessária, entre outros.

 

Em Ipumirim, um foco de criadouro do mosquito Aedes Aegypti foi localizado no início do mês. As larvas foram coletadas de uma das 17 armadilhas feitas especificamente para monitoramento e captura. Na manhã de hoje, dia 11, iniciou-se o trabalho intensificado nos 300 metros de área próxima ao local onde foi encontrado o foco. O responsável pela Vigilância Sanitária de Ipumirim, Janiel Giron, explica que o trabalho é preventivo e a ideia é evitar que nesse local de risco hajam outros possíveis criadouros.

 

Além disso, continuam os trabalhos rotineiros de monitoramento em todo o município. Janiel, lembra a população a importância de estarem colaborando com o trabalho através do monitoramento e orienta as pessoas que estão deixando pneus para recolhimento do setor de urbanismo. “Muitos moradores estão colocando pneus para que o urbanismo faça a coleta junto com os entulhos. Porém, não há local adequado para destinar esses pneus. É importante que as pessoas quando fizerem a substituição do pneu deixem o velho na  empresa que tem a opção de fazer a logística reversa. Quem tiver pneus em casa, pedimos para que mantenham em local seco até que seja realizada novamente uma campanha de recolhimento específico, onde será destinado para local adequado”.

 

 

Panorama estadual

No período de 1º de janeiro a 27 de fevereiro foram notificados 3.212 casos suspeitos de dengue. Desses, 764 (24%) foram confirmados pelo critério laboratorial, 1.275 (40%) foram descartados por apresentarem resultado negativo para dengue e 1.173 (36%) casos estão em investigação pelos municípios. Um novo encontro para capacitação com agentes de Ipumirim está agendado para o dia 29 de março.