Ipumirim comemorou o Dia da Saúde com expressiva participação

Mais de 120 pessoas participaram da programação comemorativa ao Dia Mundial da Saúde, realizado na última terça-feira, dia 12, em Ipumirim. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Epidemiológica, Núcleo de Atenção a Saúde Família e Equipe Estratégica Saúde Família. A manhã iniciou com alongamento, zumba e caminhada. Depois, os participantes prestigiaram um teatro e palestra sobre saúde, alimentação funcional e cuidados básicos para ter qualidade de vida.

O Secretário de Saúde, Jacir Bonissoni, falou sobre o andamento das atividades na Secretaria e sobre o compromisso do atendimento básico. “Estamos fazendo o possível para prestar todo o atendimento básico para quem necessita. Porém, tivemos um reajuste de 7% no valor da medicação, queda de repasse na arrecadação e os órgãos responsáveis pela media e alta complexidade de atendimento, não estão oferecendo suporte necessário, o que acarreta para o município muitas vezes buscar esse auxílio”.

O prefeito Valdir Zanella, enfatizou o compromisso que a administração possui no atendimento aos munícipes. “A pessoa que procura Unidade de Saúde tem que sair de lá orientada.Pedimos para que o funcionário procure dar atenção necessária e continuar sempre prestando atendimento da melhor forma possível.” O prefeito falou dos diferentes serviços disponibilizados para a população na área da saúde que proporcionam melhor atendimento, contribuindo para a qualidade de vida.

A palestrante trouxe dicas de melhoramento funcional tanto na alimentação como em exercícios. Falou da combinação de alimentos que auxiliam na saúde e previne doenças e orientou as pessoas a se cuidarem. Esse foi o primeiro evento proporcionado pelo Núcleo de Atenção a Saúde Família. Os organizadores ficaram satisfeitos com a participação e estão planejando novas atividades. Após a palestra foi servido coquetel aos participantes e houve sorteio de brindes. À tarde, aconteceu atendimento na Praça José Bogoni, onde os profissionais orientaram a população.