Cinquenta anos de falecimento do Primeiro prefeito de Ipumirim

Uma história de conquistas se faz ao longo dos anos, com pessoas que trabalham e acreditam que seu esforço não é em vão. Por acreditar nessa terra Vital Felipe Casarotto fez historia neste Vale denominado Ipumirim.

Nomeado primeiro prefeito de Ipumirim, Vital Felipe Casarotto assumiu o mandato em 07 de abril de 1963 e ficou a frente da administração até 25 de novembro do mesmo ano. Seu curto mandato como chefe do Executivo foi suficiente para deixar um marco para essa terra. Será sempre lembrado como primeiro prefeito deste pequeno município promissor. Em seu mandato foi responsável pela instalação do Cartório local, atividade que por anos antes exerceu em diversas Comarcas sob a responsabilidade de múltiplas funções.  Um legado familiar assumido por Casarotto, continuado por sua saudosa e sempre lembrada esposa Izabelita e por fim pelo filho mais moço Celso.

Além do Cartório, também deu inicio a muitas atividades no município que foram se estabelecendo ao longo dos anos por outros trabalhadores que fizeram parte dessa história. Vital Felipe Casarotto não teve a oportunidade de ver esse município progredir. Em 24 de fevereiro de 1967, apenas quatro anos após Ipumirim tornar-se município, foi vítima de infarto e partiu da vida terrena. Para perpetuar sua memória , em 1974, foi dado seu nome como patrono do Colégio Cenecista Vital Felipe Casarotto. Atualmente essa escola foi extinta. Porém o nome e a história desse homem permanecem vivas na lembrança dos Ipumirinenses.

O atual prefeito de Ipumirim, Volnei Antônio Schmidt faz questão de lembrar essa data histórica e homenagear o primeiro prefeito desse município, destacando seu cinquentenário de morte. No decorrer do ano atividades em sua homenagem serão realizadas.  A primeira delas será realizada pela Câmara de Vereadores no próximo dia  7 de março.