Gestores participam do Congresso Catarinense dos municípios

Teve início ontem, terça-feira (14) o maior evento Municipalista de Santa Catarina. Promovido pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM e pelas Associações Regionais de Municípios, o XV Congresso Catarinense de Municípios. O encontro está acontecendo em Joinvillie e reúne cerca de mil participantes entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários, vereadores e técnicos municipais de todo o estado. O prefeito Volnei Schmidt, o Secretário de Administração Gilmar Biffi, Secretário do DMER Adenir Falabretti e Secretária de Assistência Social Patrícia de Pinho Bonassi estão participando do encontro.

A abertura contou com a presença do vice-governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira; do presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Silvio Dreveck; da presidente da FECAM e prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, da presidente da Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM e prefeita de Vargem, Milena Andersen Lopes Becher; do presidente da Confederação Nacional dos Municípios – CNM, Paulo Ziulkoski; do presidente da Associação Brasileira dos Municípios – ABM, Eduardo Tadeu Pereira e outras diversas autoridades.

Em seu discurso, a presidente da FECAM ressaltou a importância do trabalho em conjunto entre os prefeitos. “Só com a união de todos podemos chegar ao bem comum. É essa união que nos trará respostas, pois nossa voz irá ecoar se ela for conjunta”, disse ela, que falou ainda sobre os desafios enfrentados pelos prefeitos diante da crise financeira dos últimos anos. “A crise já sabemos que está estabelecida, cabe a nós encontrarmos uma solução para ela”.

O Congresso é um espaço para os gestores públicos discutirem conjuntamente os caminhos que levem à excelência na Gestão Pública, não só municipal, como de toda a Federação. Após abertura Oficial, os participantes discutiram temas referentes aos programas implantados pelo Governo. De acordo com o que foi apresentado são mais de 390 programas e que grande parte deles não estão sendo viabilizados pelo próprio governo com suporte financeiro par a sua continuidade. Outro assunto polêmico discutido no primeiro dia foi relacionado aos impostos onde 60% ficam com o Governo Federal, 27% com o Governo Estadual e apenas 13% retorna ao município.

O prefeito Volnei Antonio Schmidt, destaca que é preciso haver união entre os administradores e buscar com que ocorra o oposto nessa divisão. “Quem enfrenta a maior dificuldade é o município. Portanto essa divisão precisa ser mudada, essa troca de experiências entre nós administradores é fundamental e é preciso que os prefeitos se unam para mudar essa realidade”. Completa.

Nesta quarta-feira, dia 15, os gestores participam de oficinas sobre Controle e transparência na gestão pública municipal e Índice de desenvolvimento municipal sustentável.

 

Integrada ao Congresso de Municípios ocorrerá a 2ª Oficina Estadual para Novos Gestores Municipais, com o objetivo de oportunizar conhecimento para a qualificação das atribuições designadas aos gestores públicos. Serão 11 oficinas em diferentes políticas públicas: nas áreas de administração e finanças; educação; contratos, licitações e obras públicas; contabilidade pública e controle interno; consórcios públicos; gestão de convênios; habitação; assistência social; agricultura; saúde; saúde; turismo e cultura; e defesa civil e meio ambiente. O evento encerra amanha, dia 16.