Zanella participa de Sessão Legislativa para expor atendimento na área da Saúde

O Coordenador Geral de Saúde de Ipumirim, Valdir Zanella, participou na semana passada da Sessão Legislativa do município, para expor aos vereadores o andamento dos trabalhos na área da Saúde de Ipumirim. Zanella falou das mudanças na estrutura e no atendimento e fez um relato dos trabalhos na Unidade. O vice prefeito Hildo Sabadin, também prestigiou a reunião.

Sobre as alterações de estrutura, o gerente da pasta explicou a necessidade na mudança de algumas salas e a acessibilidade para a população. Quanto ao atendimento, relatou as alterações no acolhimento de consultas. Conforme o gerente, anteriormente os pacientes que buscavam atendimento na Unidade recebiam uma senha e aguardavam a acolhida do enfermeiro para depois ser destinado ao processo de vaga para consulta. Como o atendimento é mapeado por áreas, muitas vezes, nesse processo de espera, vários pacientes seguidos tinham consulta com o mesmo médico tardando o atendimento e gerando algumas ocasiões escassez de vaga para consultas.

Agora, esse processo foi alterado e a triagem é feita na chegada de acordo com o paciente de cada área sucessivamente, melhorando o acolhimento e agilizando o processo de atendimento do paciente. Zanella lembra que por priorização do SUS, gestantes, idosos e crianças que precisam consultar tem preferencia. Portanto, nesses casos o numero da ficha pode sofrer alterações. “Pode ser que o paciente pegou a senha numero um não seja o primeiro a ser chamado. Isso ocorre nos casos em que pacientes prioritários precisam ser atendidos antes. Essas ações são priorizadas pelo Sistema Único de Saúde – SUS  e precisamos cumprir”. Explica.

Outra mudança é que o médico não necessita mais sair do consultório para chamar o paciente. Após o término de cada consulta, o médico informa a recepção através de um dispositivo e aciona para que a atendente encaminhe o paciente seguinte.  A  partir dessa semana, o paciente que chegar à Unidade para consultar até as 8 :00 da manhã e por ventura não tiver mais vaga, o mesmo, se tiver disponibilidade, poderá ser transferido para  a tarde.

Agendamento de Consultas

Sobre o agendamento de consultas, Zanella explicou que os atendimentos de agendamentos passaram para o período da manhã em função de que a tarde o numero de solicitação de consultas é maior, no entanto, o paciente que tiver consulta agendada precisa estar na Unidade de Saúde até as 8:00 da manhã. “O agendamento da consulta não significa que o paciente poderá vir à hora que quiser. Temos que ter a certeza de que essa vaga será utilizada pelo agendamento para não estar comprometendo a vaga de ouro consulta do dia”, explica Valdir Zanella.

Disponibilidades

A Unidade de Saúde está atendendo desde o final de fevereiro com dois profissionais médicos em função de que o terceiro profissional está afastado, com atestado, há 60 dias. Para auxiliar na demanda, foi contratado um quarto profissional, que atua na unidade três vezes por semana. Além disso, o município disponibiliza especialidades em Cardiologia, com atendimento de 30 consultas mês e Psiquiatria com 15 consultas mês.  O município dispo  também de convênios com Cis/AMAUC e Cis/AMOSC, com atendimentos de especialidades e exames  em Concórdia, Chapecó e Seara, todos oferecidos de maneira gratuita aos pacientes.

Relatório de atendimentos no mês de março 2017.

Zanella destacou a quantidades de atendimentos realizados no mês de março: “

Consultas médicas na Unidade:  1.209

Consultas médicas no Hospital São Camilo: 652

Procedimentos realizados por enfermeiros: 412

Procedimentos realizados por auxiliar de Enfermagem: 529

Medicações efetuadas no Posto de Saude: 121

Pacientes encaminhados para Concórdia : 323

Pacientes encaminhados para Chapecó: 163

Pacientes encaminhados para mamografias e cirurgias em Seara: 43

Atendimento Odontológico na Unidade: 690 Além de profissional que realiza atendimento nas escolas

Atendimento de Fisioterapia: 241

Atendimento Psicólogo : 120

Atendimento Nutricional: 45, além disso, a nutricionista atende todas as escolas da rede municipal.

Gasto mensal com exames entre R$12 e R$15 mil reais

Foram transportados 58 pacientes para atendimento em diversos centros(Concórdia, Xanxerê, Joaçaba, Chapecó, Passo Fundo, Florianópolis.  Nessas viagens foram percorridos 25.266 quilômetros com veículos do município.

Aquisição de medicamentos R$ 215 mil

Orçamento anual da saúde: R$6.244.000,00