Epagri realiza Seminário para agricultores e Ipumirim e Lindóia do Sul.

A Epagri de Ipumirim e Lindóia do Sul realizaram, em conjunto, na última terça-feira, 18, o II Seminário de Agricultura do Vale da Produção, seguido de tarde de campo. O evento é promovido uma vez ao ano em conjunto com os dois municípios. O objetivo é mostrar aos produtores, novas alternativas de rentabilidade, manejo e técnicas de produção.

O evento deste ano foi realizado na propriedade de Valdecir e Lidia Corso, na comunidade de Cordilheira. O encontro superou a expectativa dos organizadores e contou com 93 participantes. A atividade iniciou pela manhã com duas palestras, a primeira sobre a oportunidade de cria de corte na atividade leiteira e a segunda, sobre qualidade do leite. À tarde, aconteceram oficinas sobre Biodigestor, Sistema Silvipastoril, Hidrólise da cana de açúcar e Estrutura do rebanho leiteiro. Os participantes puderam aprender, sanar dúvidas e realizaram troca de ideias com técnicos e com outros produtores.

A propriedade da Família Corso em Cordilheira é Unidade referência Tecnológica da Epagri há cerca de 5 anos. Baseada na produção de gado de leite, a família possui um plantel de 30 matrizes que mantem uma alimentação balanceada a base de pastagem, silagem de milho e ração para suplementação. O trabalho é acompanhado por técnicos da Epagri de Ipumirim que junto com a família fazem cálculos da produtividade. “Todo o processo é anotado diariamente pelo produtor e esses dados são interpretados, gerando índices servem para traçar comparativos entre diferentes sistemas de produção. Analisamos dados técnicos e econômicos, avaliando o sistema produtivo e sugerindo melhorias que o tornem mais eficaz”, explica o Engenheiro Agrônomo e Extensionista Rural da Epagri de Ipumirim, Nédio Luís Patzlaff.

Para o agricultor Valdecir Corso, esse acompanhamento da Epagri tem auxiliado significativamente na produção e na rentabilidade. “Temos um acompanhamento mensal e sabemos qual o nosso lucro, onde devemos investir e melhorar na qualidade. Esse é um diferencial que faz a família se manter na agricultura com suporte necessário,” explica o produtor.

Em Ipumirim quatro propriedades de produção de gado de leite a base de pastagem perene são unidades de referência e recebem acompanhamento mensal da Epagri. Além destas, em média, outras 80 propriedades recebem orientação técnica anualmente.

O evento teve apoio das Secretarias de Agricultura de ambos os municípios e contou com a presença do prefeito de Ipumirim Volnei Schmidt e de Lindóia do Sul Genir Loli.