Ação para Idosos inicia com verificação de Pressão, Glicose e orientações

Trabalho faz parte do projeto Juntos Fazemos Mais e Melhor, integrado pela Administração, Secretaria Social, Saúde, Educação, Cultura e Esportes de Ipumirim.

Idosos do Grupo de Bonito receberam na última quinta-feira, a visita de integrantes da Administração. O grupo faz parte da equipe “Juntos Fazemos Mais e Melhor”. O trabalho foi iniciado no ano passado e tem como objetivo levar diferentes assuntos aos grupos de idosos da cidade e interior, integrando, informando, ouvindo. Enfim, aproximar os idosos do trabalho da administração.

Na primeira visita do projeto em 2018, os grupos estão recebendo um profissional de saúde para verificação de pressão arterial e glicose. O trabalho é realizado individualmente, onde a enfermeira Adriana Tieppo conversa com os idosos sobre alimentação, rotina, tira dúvidas e se necessário, faz orientação para consulta médica.

O trabalho iniciou pelo grupo de idosos da localidade de Bom Sucesso, há cerca de 15 dias. Um dos idosos que foi orientado a realizar consulta disse que graças a esse teste simples, pôde procurar auxilio no momento correto. “Eu estava com a glicose muito alterada, não me sentia muito disposto, mas nem desconfiava que fosse diabetes. Após o teste, fui consultar no dia seguinte e estou cuidando na alimentação e fazendo tratamento. Se esse trabalho não fosse realizado no grupo, eu talvez fosse descobrir muito mais tarde e com mais consequências”, desabafou o idoso. O trabalho de verificação de pressão e glicose segue também nos outros grupos. A partir desse ano, os encontros de idosos terão a presença da agente de saúde pertencente a cada região.

O vice prefeito, Hildo Carlos Sabadin, também participou do encontro e aproveitou para convidar aos idosos para o almoço no próximo dia 4 de abril. O almoço faz parte da programação dos 55 anos do município e reunirá todos os grupos de idosos. Falou ainda dos trabalhos desenvolvidos pela administração nesse inicio de ano bem como das alterações para consultas na Unidade de Saúde. “Essa aproximação entre nós faz com que a gente tenha mais oportunidade de conversar, ouvir sugestões e também trazer informações do andamento das atividades”, conclui.

A Gerente de Administração, Marcia Faccin de Conto, também falou das atividades propostas para esse ano com os grupos e como serão administrados os recursos para os idosos. “Teremos alguns eventos em datas comemorativas, além dos jogos de Integração e ação cultural. Além disso, toda a semana os idosos de todos os grupos podem participar das atividades físicas realizadas no centro dos idosos da sede, que acontece toda a terça-feira a partir das 15:00 horas. Outra possibilidade, também é a academia gratuita, onde temos um profissional que acompanha e orienta os exercícios. A cada encontro, também estaremos trazendo diversos temas para trabalhar com o grupo”.

O próximo encontro será na quinta-feira, dia 8, com  os idosos de Polidoro.