Ipumirim realiza Oficina “ilustrar”, no sentido gerundiano do verbo

Acontece na próxima sexta-feira, dia 27, em Ipumirim a Oficina de Ilustração Literária, para integrantes de conhecimento educacional e artístico do município.  O evento será ministrado pela Cartunista, Ilustradora de Arte Visual e fundadora do projeto Simone Talin. A oficina é voltada para a área educacional em caráter multiplicador, artistas, escritores e interessados e tem por objetivo fomentar a criatividade dos participantes através da linguagem visual e textual. O evento é limitado e gratuito.

 A Oficina é resultado de projeto contemplado em 2017 no Prêmio Catarinense de Literatura, e tem por objetivo o fomento à criatividade através das linguagens visual e textual, atestando sua coexistência. O trabalho contempla a circulação em quatro cidades do interior de Santa Catarina, Peritiba, Arabutã, Ipumirim e Irani, com baixa população e, muitas vezes, escassas das produções culturais. No entanto, a oficina já circulou em outras 15 cidades contemplando além de Santa Catarina, municípios do Paraná e do Rio Grande do Sul.  Para a criadora do projeto, Simone Talin, esse é um momento ímpar de expressar a criatividade. “Um convite para um momento lúdico, para ousar, causar, arriscar a criar sem medo, sem receio, por que na ilustração tudo é possível”.

 O projeto contempla desenho e ilustração; desenho de humor e suas aplicabilidades em diferentes épocas; Ilustração Criativa; (estética, referências; o mundo e minha produção) desenho básico; (construção do desenho sem mistérios), linguagem verbal x linguagem visual, com conceitos e poética da imagem, cor, texto e palavra microncontos (construção da imagem poética, a “percepção” e seus desmembramentos).

 Para a Secretária de Educação de Ipumirim, Ione Farina, essa parceria é muito relevante, pois vem estimular o trabalho dos professores auxiliando no desenvolvimento de métodos educacionais. “Para nós é uma  satisfação estar recebendo a Simone que vem através da oficina proporcionar uma maneira diferente de aprendizado. De um jeito lúdico e pelo que se pode absorver, bem humorada e criativa. Esse é o grande diferencial que tornou seu trabalho reconhecido e temos muito orgulho desse privilégio da parceria”, conclui.

 O evento inicia ás 8:00 no Auditório do Prédio da Secretaria de Educação e segue até as 17:30, com intervalo para almoço.

 Sobre a premiação:

O trabalho desenvolvido nessa oficina foi contemplado na edição de 2017 pelo Edital Elisabete Anderle de Apoio às Artes e à Cultura é o maior e mais disputado prêmio de cultura do Estado de Santa Catarina, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado. Tem o objetivo de apoiar iniciativas culturais e artísticas no Estado, buscando a ampliação das oportunidades de criação, distribuição e fruição dos bens culturais, além de fomentar a produção e a difusão da cultura no Estado, estimulando a multiplicidade e a diversidade de tendências e de linguagens em suas variadas modalidades de manifestação.

Este é o terceiro prêmio que a cartunista Concordiense Simone Talin, traz para o Oeste. Em 2013 como produtora cultural no Prêmio Cultura Popular e Folclore, do Grupo Regenbogen Volks Tanzgruppe de Concórdia, através do projeto “Do Brasil a Alemanha em passos de dança”, circulando pelo estado com espetáculo de dança e oficina folclórica. Em 2015, com o projeto próprio “Oficina Literária de cartuns, poucos traços e muitas ideias”, contemplado com o Prêmio Catarinense de Literatura e que circulou por 6 cidades do interior do estado com oficinas gratuitas para as comunidades. Este ano com o projeto em circulação Oficina “Ilustrar”, no sentido gerundiano do verbo.