Hepatite Viral: Você pode ter e não saber

O Mês de julho é dedicado a prevenção de Hepatites Virais. Esse tipo de Hepatite é uma inflamação do fígado e pode ser causado por uso de bebidas, medicamentos, entorpecentes e vírus. Esse vírus desenvolve a Hepatite A,B,C e D. A mais grave é a Hepatite B, que é  causada por um vírus, que pode estar presente no sangue, no esperma e no leite materno. Ele é transmitido via relações sexuais desprotegidas, no compartilhamento de seringas/agulhas, de materiais cortantes sem higienização (lâminas de barbear, alicates de unha, material para realizar tatuagens e colocação de piercings). Ele também é transmitido da mãe para o filho durante a gestação, parto ou amamentação. A Hepatite B pode se desenvolver de forma aguda na fase inicial ou crônica, quando dura mais de seis meses.

 A enfermeira Milania Zucchi, responsável pelo setor Epidemiológico da Saúde em Ipumirim, comenta que, existe vacina contra a Hepatite B, que é muito eficaz e segura e pode ser aplicada em qualquer idade, sempre em três doses. “Ela é disponibilizada gratuitamente. Além disso, é preciso adotar sempre o uso de preservativos durante o sexo e não compartilhar materiais de uso pessoal. Os materiais para tatuagem e piercings devem sempre ser descartáveis ou corretamente esterilizados. Toda mulher grávida deve fazer precocemente os exames pré-natais para detectar o vírus e, se necessário, seguir a recomendação médica para evitar a transmissão para o bebê”, completa.

A Unidade de Saúde disponibiliza de testes para detectar a possibilidade do vírus, bem como vacina, preservativos e orientações durante todo o ano.

Triplice Viral

Além da prevenção contra Hepatite, a enfermeira lembra das vacinas rotinais como é o caso da Tríplice viral  que previne contra o sarampo caxumba e rubéola para pessoas adultas ate 29 anos, com aplicação de  duas doses, e de 30 a 49 anos 1 dose .Para aplicação ou avaliação da necessidade em tomar a dose, é necessário cartão SUS atualizado e a carteira de vacinação. A sala de vacina atende de segunda a sexta-feira das  08:00 h às 11:00 e 13:00h às 16:00h.