Ipumirim reuniu grande público para discutir saúde

A presença da gestão púbica e da comunidade Ipumirinense preocupados em estabelecer formas de como o poder público pode fazer com que as pessoas vivam mais e melhor foi o grande incentivador da Conferencia da Saúde realizada neste ano em Ipumirim.

Em uma fala emocionada a presidente do Conselho Municipal de Saúde Vilma Simon, agradeceu a presença de todos no encontro e falou da felicidade em ver tantas pessoas de diferentes faixas etárias participando. O Secretário de Saúde Valdir Zanella, aproveitou a oportunidade para relatar os trabalhos atuais e os investimentos do município em saúde para a população.

A VIII Conferência Municipal de Saúde discute um tema elencado em 1988, como uma forma de enfrentamento dos ataques aos princípios e diretrizes do SUS, para que a saúde como “DIREITO DE TODOS” deixe de ser utopia e seja um direito materializado no cotidiano das pessoas.

Com o “tema Saúde e democracia” o palestrante Altamir Trevisan Dutra, o professor e doutor em saúde coletiva, enfatizou que saúde é democracia e falou da importância da sociedade se reunir para juntos dizer quais as necessidades e os gestores ouvirem os anseios para juntos transformar em trabalho o acordo das demandas. “é maravilhoso ver essa diversidade de publico, unindo gestores, servidores, prestadores de serviço, usuários, jovens adultos e idosos. Essa é uma discussão que vem estabelecer o processo relacional de verificar onde estão os anseios da atenção básica, que vão garantir o suporte para média e alta complexidade”, enfatiza.

Na conferência, o conhecimento e as idéias de todas as pessoas são valorizados por meio da elaboração de propostas e diretrizes que serão encaminhadas a nível estadual e federal. A conferência estadual acontece em abril em Florianópolis e o município escolheu os delegados que irão representar Ipumirim na próxima fase.

Acompanhe em anexo os eixos elencados na conferência: